Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Tecnologia no trânsito

Semáforos inteligentes devem começar a funcionar até abril nas principais avenidas de Cuiabá

Foto: Gustavo Duarte

Semáforos inteligentes devem começar a funcionar até abril nas principais avenidas de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá estima que os semáforos inteligentes devem começar a funcionar até o aniversário de 299 anos da capital mato-grossense, que é comemorado no dia 08 de abril deste ano. O processo de equipagem está sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com o objetivo de iniciar a fase de testes na segunda quinzena de março. Ao todo, serão 30 conjuntos semafóricos instalados nas avenidas do CPA, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas e Carmindo de Campos com a Tenente Coronel Duarte.


Leia mais:
Semob inicia testes de semáforos inteligentes em Cuiabá; saiba onde ficarão
 
“O prefeito Emanuel Pinheiro possui um projeto ousado, intitulado Infovia, que engloba uma série de transformações para a Capital, através de recursos tecnológicos de alta performance. Os semáforos inteligentes são um desdobramento deste sonho, que já está em fase de execução. Com funcionalidades que superam infinitamente o atual parque semafórico que temos nas ruas da cidade, ele traz atributos que garantem maior fluidez nas principais avenidas, coibindo grandes engarrafamentos por meio de uma interna comunicação sistêmica. Trazendo um novo conceito, eles operam aos moldes dos aparelhos presentes nos países mais desenvolvidos e serão os novos agentes facilitadores da mobilidade urbana”, afirmou Antenor Figueiredo, titular da Semob.
 
O método é o mesmo utilizado nos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá. Ao contrário dos semáforos únicos presentes atualmente, o novo padrão a ser aplicado traz três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores. Essa medida considera também o grande fluxo de veículos dos mais diversos portes e os perigos que a obstrução da sinalização podem acarretar, como acidentes de trânsito.
 
“É importante esclarecer este aspecto pois sabemos que esta tecnologia e sua metodologia não fazem parte da nossa rotina como moradores de Cuiabá. Mas este investimento é absolutamente técnico e vai certificar que cada condutor perceba a movimentação semafórica no ponto onde se encontra. A inovação na sinalização vai ainda mais além, uma vez que os novos equipamentos comunicam-se entre si. Este diálogo propicia um fenômeno que chamamos de Onda Verde, onde todos os semáforos abrem e fecham conjuntamente, a partir de uma avaliação do fluxo das faixas. O objetivo é evitar aquele antigo constrangimento de estar em meio a vias completamente vazias, sem poder se deslocar adiante, pelo fato da sinalização não permitir. Este sistema vai coibir essas falhas”, disse Antenor.
 
Outro diferencial do novo sistema semafórico é sua auto suficiência no monitoramento do fluxo de veículos na região. Aliado ao funcionamento dos equipamentos, um centro de controle do trânsito será instalado, acompanhando a trafegabilidade nas faixas por meio de câmeras. “Vale ressaltar que elas não possuem nenhum propósito punitivo e não serão usadas para sinalizar infrações de trânsito. Seu objetivo é supervisionar gargalos e operar de maneira inteligente na sua desobstrução. Sem qualquer necessidade intervenção humana, teremos uma aparelhagem de altíssima tecnologia, que vai refletir positivamente a rotina da nossa população. E neste ritmo acelerado que estamos seguimos, esperamos ter 125 cruzamos instalados até o final do ano”, concluiu o gestor.

Semáforos inteligentes
 
Adaptando-se conforme a demanda e podendo ser controlado remotamente em tempo real, o sistema deve auxiliar na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato já estabelece também a aplicação de câmeras de vídeo detectores de semáforos, para atuar dentro dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O software que será instalado receberá ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.
 
Além disso, o novo sistema oferece melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.
 
A empresa disponibilizará treinamento à Prefeitura, para que toda administração seja feita no próprio município, ficando independente da empresa e não existindo mais nenhum tipo de mensalidade, cumprindo, assim, com a exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O equipamento será do mesmo modelo utilizado em Nova York, nos Estados Unidos da América: “Essa empresa detém 60% do mercado americano. É um semáforo inteligente porque analisa o trânsito no momento. Ele irá ver qual caixa viária esta mais cheia e vai liberar. Um exemplo: estou subindo a Getúlio Vargas, três horas da manhã e se nos sinais arteriais não tiver nenhum carro passando, posso fazer a onda verde. Quando se aproxima outro veículo, ele volta ao ‘normal’”, comentou o secretário recentemente ao Olhar Direto.
 
Confira os cruzamentos que devem receber o conjunto semafórico:
  
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Juliano Costa Marques
  
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Argelia
  
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Senegal
  
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Kadri Informática
 
 - Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Enio C. de S. Vieira
  
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Hotel Paiaguás
  
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Mc Donald’s – Próximo a Rua das Orquídeas
  
- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Caixa Econômica Federal
 
 - Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Decorliz
  
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Historiador Rubens de Mendonça X Avenida Mato Grosso
 
 - Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Cel. Escolástico x Rua Voluntários da Pátria
 
 - Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Campo Grande
  
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Getúlio Vargas
 
 - Avenida Tenente Coronel Duarte x Travessa João Dias
  
- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Generoso Ponce (boca da onça)
  
- Avenida Generoso Ponce x Rua 13 de Junho
  
- Avenida Generoso Ponce x Rua Joaquim Murtinho
  
- Avenida Isaac Póvoas x Rua Barão de Melgaço
  
 - Avenida Isaac Póvoas x Rua Comandante Costa
 
 - Avenida Getúlio Vargas x 13 de Junho
  
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Joaquim Murtinho
  
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Barão de Melgaço
  
- Avenida Getúlio Vargas x Rua Comandante Costa
 
 - Miguel Sutil x Boa Vista
  
- Beira Rio x Oliveira x Sergio Mota (Rotatória)
  
- Avenida das Torres x Avenida Itália (Rotatória)
  
- Rua Dom Aquino x Clovis Hughenei
  
- São Cristóvão x Avenida Carmindo de Campos
  
- Avenida Beira Rio x São Cristóvão
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet