Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

monitoramento

Mato Grosso tem novo caso de febre amarela sob investigação

Foto: Reprodução

Mato Grosso tem novo caso de febre amarela sob investigação
O Ministério da Saúde atualizou nesta quinta-feira (7) os casos de febre amarela no país. No período de monitoramento (de 1º de julho/2017 a 6 de março de 2018) foi confirmado um caso sob investigação em Mato Grosso. Outro caso já teria sido notificado no Estado, no entanto ele acabou sendo descartado no último relatório da doença.


Leia Mais: 
Após morte de homem de 70 anos, Ministério da Saúde descarta caso de febre amarela

Os dados tomam como base informações repassadas pelas secretarias municipais e estaduais de saúde ao Ministério, mas não detalham de quando são os casos ou em quais municípios ocorreram.
 
Mato Grosso é considerado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde área estratégica de controle vetorial e tem vacina suficiente para imunizar a população. A média de cobertura vacinal registrada pela Ses é de 75%. Os municípios estão abastecidos com a vacina, conforme informação da coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental.

A procura pela vacina dobrou nos últimos meses. No entanto, ela não está disponibilizada todos os dias em 100% dos postos. A vacina chega em doses de 10, e dura 4 horas antes de vencer, por isso, todos os dias a vacina é entregue em alguma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) para atender uma demanda, e outro dia em outra. O cidadão pode se informar em cada PSF sobre o dia em que é disponibilizada a vacina no local.
 
O último caso de morte de pessoa por febre amarela silvestre ocorreu em Mato Grosso no ano de 2009, no município de Feliz Natal. A febre amarela silvestre é transmitida pelo mosquito Haemagogus, já a febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypit, o mesmo que transmite a dengue, a zika e chikungunya. O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação (LIRAa), de 2018, apontou que          85% dos criadouros do mosquito transmissor, estão em residências.
 
Foram confirmados 846 casos de febre amarela no país, sendo que 260 vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 3.234 casos suspeitos, sendo que 1.560 foram descartados e 828 permanecem em investigação, neste período.

A SES por meio de nota, disse que o caso já foi descartado e informado ao MS.  Veja na íntegra: 
 
A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica estadual, informa que não há registro de febre amarela em humano em Mato Grosso.

Sobre os dois casos de febre amarela no Estado de MT, um já foi descartado e outro em investigação já apresentou resultado não reagente, porém, aguardar encerramento do caso no município. Essa situação já foi comunicada o Ministério da Saúde.
 
A Saúde esclarece que houve um registro de caso suspeito de febre amarela em humano, no mês de janeiro deste ano, porém com resultado não reagente, ou seja, não se confirmou o diagnóstico da doença, após exame feito em laboratório. O município que fez o registro ainda não finalizou o preenchimento da ficha para descartar o registro do sistema nacional.

A SES/MT informa que já solicitou ao município a finalização dessa investigação, para excluir esse um caso. Enquanto isso, o caso continuará constando no Informe Epidemiológico do Ministério da Saúde, que somente poderá excluir a informação após o município descartar o registro.


 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet