Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AUTORIZADO PELO TSE

Pré-candidato do MBL faz “vaquinha” online para arrecadar fundos para sua campanha

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Pré-candidato do MBL faz “vaquinha” online para arrecadar fundos para sua campanha
O coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) e pré-candidato a deputado estadual, Ulysses Moraes, lançou esta semana uma “vaquinha” online para arrecadar fundos para sua campanha. O sistema de financiamento coletivo, conhecido como “crowdfunding”, é autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deve ser uma das principais novidades das eleições deste ano. 


Leia mais:
Coordenador do MBL que “impediu” título a Lula supera ojeriza da política e disputa eleição

Para Ulysses, o crowdfunding é uma “maneira de construir uma campanha limpa, transparente e sem caixa dois, acarretando na diminuição da farra com o dinheiro público. Além de, promover o engajamento dos eleitores e culminar numa eleição mais democrática e justa para nosso Estado/País”.

Até 2016 não havia regulamentação específica para as vaquinhas. Partidos e candidatos precisavam desenvolver softwares próprios para gerar suas receitas. Agora, isso só poderá ocorrer por meio de empresas credenciadas.

No crowdfunding as doações começam antes mesmo do registro das candidaturas. Caso o pré-candidato desista da disputa, o valor doado será devolvido. As doações ficarão retidas até que o político registre sua candidatura, o que só ocorrerá a partir de 15 de agosto. Somente então o dinheiro será repassado ao candidato. Estão proibidos de contribuir empresas e cidadãos estrangeiros.

Pessoas físicas poderão doar até 10% do valor de seus rendimentos brutos no ano anterior. Cada eleitor poderá repassar até R$ 1.064 por dia.

Ulysses é advogado formado pela Universidade de Cuiabá e ganhou destaque no meio político após “impedir” que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse condecorado como cidadão mato-grossense. Aos 28 anos, faz questão de destacar que apesar da pouca idade já possui currículo com importantes atuações no Judiciário e também na política.

Recém filiado ao Democracia Cristã, Ulysses conversou com Olhar Direto sobre a decisão de se tornar político, segundo ele, tomada após perceber a necessidade de renovação na política. As doações para sua campanha podem ser feitas através do link.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet