Olhar Direto

Terça-feira, 26 de maio de 2020

Notícias / Cidades

Aeroporto de Cuiabá ganhará nova pista de pouso e decolagem; saiba detalhes

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - Carlos Gustavo Dorileo

04 Jun 2018 - 16:30

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Aeroporto de Cuiabá ganhará nova pista de pouso e decolagem; saiba detalhes
O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), ganhará nova pista de pouso e decolagem. Os investimentos devem começar ano que vem, quando – de acordo com o planejamento do governo do Estado – uma empresa deverá começar a gerir o terminal, que faz parte do bloco de aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada.

Leia mais:
Aeronave da FAB tem princípio de incêndio e faz pouso de emergência no aeroporto de Cuiabá
 
Conforme o projetado, a nova pista de pouso e decolagem será feita paralela à atual e terá 2.300m de comprimento por 45m de largura. Além disto, serão implantadas áreas de segurança (chamadas de RESA), nas duas cabeceiras. Com isto, a pista atual se transformará em uma taxiway.
 
Uma taxiway é utilizada para deslocamento em solo e/ou manobra de aeronaves, tendo como principal função oferecer ligações entre posições de estacionamento e pistas de pouso e decolagem. É fácil perceber uma: elas são sinalizadas, com linhas amarelas - traço único e contínuo demarca a linha central da trajetória, enquanto traços duplos paralelos definem as bordas da pista de taxi. À noite ou durante os dias de baixa visibilidade, é possível identificá-las ainda mais facilmente, pois suas bordas são balizadas com luzes azuis, distinguindo-as das luzes de uma pista de pouso e decolagem que são brancas, amarelas e vermelhas.
 
“Em Cuiabá, será necessária uma nova pista, pois a atual está muito próxima do terminal de passageiros. Há muito a ser feito para que tenhamos um aeródromo de padrão internacional aqui. Este pacote de concessão trará frutos para Cuiabá e todo o Estado de Mato Grosso”, comentou o secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte. A expectativa é que os contratos possam ser assinados no início do ano de 2019.
 
Ainda neste mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizará quatro audiências públicas presenciais para a quinta rodada de concessões de aeroportos nacionais, referente aos blocos de aeroportos das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. As novas concessões à iniciativa privada terão prazo de duração de 30 anos.
 
Mato Grosso será o único estado brasileiro a ter um bloco de aeroportos para concessão. A previsão é que os cinco aeroportos sejam leiloados até o final deste ano, e recebam investimentos de cerca de R$ 800 milhões.
 
O próximo passo é a abertura de consulta pública para o recebimento de contribuições ao edital de concessão. A última etapa é a realização do leilão. Além de Cuiabá, também estão no pacote de concessões: Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Sinop.

25 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Augusto
    05 Jun 2018 às 17:23

    Para os momentos,a área do aeroporto é da união,do governo federal, então o aeroporto não é de Vg,o aeroporto é de Cuiabá,pq o governo determinou,agora fiquem calmos,kkkk.

  • fabio
    05 Jun 2018 às 13:51

    É tudo a mesma m...

  • Abimael
    05 Jun 2018 às 13:29

    Boa tarde, E Cuiabá agora tem aeroporto? Isso deveria ser pauta de discussão dos vereadores de Várzea Grande, pois isso só vem deixar nossa cidade escondida, isso acontecia em Guarulhos e foi reivindicado e atendido por a Infraero. Acordem povo Varzegrandense, devemos mostrar nossa cidade ao mundo, muitos chegam em Várzea Grande vai embora e pensa que foi e voltou e ficou em Cuiabá

  • COSTA
    05 Jun 2018 às 11:57

    DOR DE COTOVELO DOS CUIABANOS POR O AEROPORTO FICAR EM VÁRZEA GRANDE. ESTUDEM GEOGRAFIA, POIS LOCALIZAÇÃO REAL DO AEROPORTO SEMPRE SERÁ EM VÁRZEA GRANDE E PONTO FINAL OK CUIABANADA RSRSRSRS.

  • Seu tiburcio
    05 Jun 2018 às 09:50

    A única coisa boa de vg, convenhamos, é o zero! Adoro lá.

  • Eduardo
    05 Jun 2018 às 08:41

    "Ai Aeroporto é de Vg"....não aguento, será que esse pessoal de VG não aceitou ainda que Várzea Grande na verdade é estacionamento de Cuiabá?

  • Zeca
    05 Jun 2018 às 08:24

    Mais um puxadinho. Mas não concluíram as obras do VLT, nem dos Centros de Treinamentos, nem dos viadutos, nem das trincheiras, nem da Arena Pantanal e tantas outras prometidas para 2014, como pensar em iniciar outra?

  • Mimosiano
    05 Jun 2018 às 07:55

    Desafio acqyalquer um comprar uma passagem aérea de qualquer lugar do Brasil Com destino várzea grande-MT

  • Fg
    05 Jun 2018 às 07:29

    NÃO SEI SE ALGUNS SE FAZEM DE BURRO OU REALMENTE SÃO, INDEPEDENTE DO AEROPORTO ESTÁ LOCALIZADO EM VG, O AEROPORTO É DE CUIABÁ, ALGUEM JÁ CONSEGUIU COMPRAR PASSAGEM DE QUALQUER CANTO DO BRASIL COM DESTINO A VG? O AEROPORTO É DE CUIABÁ E PRONTO ACEITA, VG SÓ EMPRESTOU O TERRENO.

  • ZE NINGUEM
    05 Jun 2018 às 07:07

    LERAM AS ENTRELINHAS? O GOVERNO VAI COMECAR A CONSTRUIR PRA DEPOIS LIBERAR PRA PRIVATIZACAO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK......................... PAIS É UMA PIADA.

Sitevip Internet