Olhar Direto

Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Notícias / Cidades

Prefeitura abrirá licitação para vacinas, castração e ração para animas vítimas de maus-tratos

Da Redação - Fabiana Mendes

31 Jul 2018 - 14:51

Foto: Vitória Lopes / Olhar Direto

Prefeitura abrirá licitação para vacinas, castração e ração para animas vítimas de maus-tratos
Para ampliar o atendimento aos animais de rua e vítimas de maus-tratos, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) irá abrir licitação para aquisição de vacinas, ração e castração, que serão distribuídas para Organizações Não Governamentais (ONG’s) da capital.

Leia mais: 
Bazar Animal arrecada fundos para ajudar cães e gatos de rua

“Estamos entrando num processo de licitação para contratar clínica especializada em castração, compra de ração e compra de vacinas. Isso ai Secretaria de Meio Ambiente está fazendo essa licitação. Esse material que está vindo vai ser distribuído para as Ong’s que trabalham com os animais de pequeno porte”, afirmou ao Olhar Direto o secretário da pasta, Juares Samaniego
 
De acordo com ele, serão compradas cerca de mil castrações e vacinas, que tem a necessidade eminente, além de dez toneladas de ração. “Nós vamos distribuir dentro destas Ong’s e monitorar como estão usando esses repasses”, disse.
 
Desde que foi sancionada, a Lei de N°436/2017 que dispõem sobre o bem-estar e Proteção Animal, a Secretaria tem atuado para que ela seja aplicada dentro do município. Prova disso foi a reforma de uma viatura  que era da Secretaria de Ordem Pública, que foi recuperado e colocada a disposição da equipe do Bem Estar Animal.
 
“Recuperamos a viatura e colocamos para trabalhar na coleta de animais que estão sendo vítimas de maus-tratos. Inicialmente, alguns nós levamos para o Centro de Zoonoses, dando o primeiro atendimento, recuperando esses animais, colocando para doação”, explicou.

Foto: Luiz Alves/ Secom Cuiabá

Neste primeiro momento, a equipe volante do Bem Estar Animal geralmente atende casos ligados a abandono e encaminha-os para clínicas veterinárias parceiras do município, que ficam responsáveis pela esterilização, exames e todo o tratamento médico veterinário necessário à recuperação da saúde do animal. 

Dentro de uma viatura está uma equipe multidisciplinar composta por um veterinário e dois agentes de regulação e fiscalização, que prestaram o atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18 horas, pelo telefone (65) 3645-6126.

Ainda conforme Samaniego, a pasta irá iniciar a procura por um espaço, que deve funcionar com a diretoria do Bem Estar Animal e que possa atender os animais recolhidos.  
 
“Logicamente, que o processo esta iniciando este ano. A gente esta procurando um espaço, onde a gente possa instalar a diretoria do Bem Estar Animal. Hoje temos veterinários que podem oferecer este tipo de serviço. Mas, hoje você não consegue fazer de imediato. O espaço a gente esta procurando. Ou nós vamos construir ou fazer a locação deste espaço, onde possa atender os animais recolhidos num primeiro momento”, concluiu.
 

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Graciela
    01 Ago 2018 às 12:20

    Parabéns, ate que enfim Cuiabá tera uma belissima ação para ajudar animais abandonados e ONGs, também deveria ser ampliado a algumas cuidadoras indepedentes pois tmb somos muitas com muitos animais recolhidos , muitos doentes e que precisamos de apoio para alimentacao, tratamento e castração.

  • Marcelo
    01 Ago 2018 às 01:22

    A prefeitura bem que poderia largar de corpo mole e incluir a castração e a vacinação dentro de um Hospital Veterinário Público e gratuito. Salvo engano, apenas os municípios de São Paulo e Recife possuem Hovets públicos e gratuitos, ambos destinados aos proprietários de animais inscritos em programas sociais. Do que adianta cuidarmos do meio ambiente, pensar na proteção e bem estar animal se o ramo das clínicas veterinárias visam lucro, empurrando exames atrás de exames, muitas vezes desnecessários, dificultando o acesso aos mais carentes? Enfim, é algo a se pensar e pôr em prática prefeitura de Cuiabá. No mais, pelo menos se trata de um enorme avanço.

  • Margareth Miranda Sousa Barros
    01 Ago 2018 às 00:08

    Parabéns!!! Feliz em saber que amenizará o sofrimento dos animais que vivem abandonados..????????????????

  • Russo
    31 Jul 2018 às 16:39

    Aí sim, só côco que irá voar..... muito bom

  • Bia Lima
    31 Jul 2018 às 16:12

    Demorou mas chegou ...Cuiabá rumo aos 300 !!

  • Paes
    31 Jul 2018 às 15:58

    É isso ai! Boa.

  • Guangzhou RiLong Trading Development Co., Ltd.
    31 Jul 2018 às 15:12

    Bela iniciativa da prefeitura. Sugiro também a pena pecuniária para o proprietário identificado do animal.

  • Jessica
    31 Jul 2018 às 15:11

    Que notícia boa!!!

Sitevip Internet