Olhar Direto

Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Notícias / Política MT

PSL é o partido com o maior número de candidatos e apenas 31% são mulheres; veja dados

Da Redação - Wesley Santiago

27 Ago 2018 - 08:40

Foto: Reprodução

PSL é o partido com o maior número de candidatos e apenas 31% são mulheres;   veja dados
Os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o PSL é o partido com o maior número de candidatos em Mato Grosso nas eleições deste ano. Dos 527 (incluindo os suplentes), 42 são da sigla. As estatísticas também mostram que apenas 31% de todos os postulantes a um dos cargos públicos são mulheres.

Leia mais:
Ouça e veja os jingles dos candidatos a governador em Mato Grosso
 
Conforme os dados da Justiça Eleitoral, os dez partidos com o maior número de candidatos são: PSL (42); PV (41); PSDB (40); Rede (26); PPS (24); MDB (24); Solidariedade (22); PSOL (21); PSB (19) e PP (18). Na última colocação, com o menor número de concorrentes, está o MDB, com apenas um.
 
Além disto, os dados também mostram que 69,1% dos candidatos são do sexo masculino, enquanto que apenas 30,9% são do feminino. Dos concorrentes, 58,6% são casados. Na sequência, aparecem 27,5% de solteiros e 11,8% de divorciados. A maioria dos postulantes aos cargos tem entre 40 e 44 anos (19,35%).
 
O primeiro turno das Eleições 2018 acontece no dia 07 de outubro. Na ocasião, são escolhidos os deputados estaduais e federais de cada unidade da federação, assim como os senadores. O segundo turno, que acontece somente para a vaga de governador, caso o primeiro colocado não ultrapasse os 50% dos votos válidos, está marcado para o dia 28 de outubro.
 
Devem votar brasileiros, natos ou naturalizados, dos 18 aos 69 anos. O voto é facultativo para quem tem 16, 17 ou mais de 70 anos. A partir do dia 16 de agosto, passa ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Zeca
    27 Ago 2018 às 09:10

    30% é o minimo de mulheres permitido pela legislação eleitoral. Mesmo assim muitas delas são lançadas candidatas apenas para cumprimento da lei. Daí não fazem campanha, não são votadas, servem apenas como "laranjas" para compor as chapas. Acho a lei um erro muito grande! E tem muitos políticos e políticas querendo o percentual seja de 50%. Não percebem que a grande as mulheres em todo o mundo não dão tanta importância para a política?

Sitevip Internet