Olhar Direto

Quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Notícias / Política MT

Pedro Taques perderia para Mendes e Wellington em eventual segundo turno

Da Redação - Lucas Bólico

18 Set 2018 - 17:24

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Pedro Taques perderia para Mendes e Wellington em eventual segundo turno
Caso as eleições para o Governo de Mato Grosso fossem decididas em segundo turno e a votação fosse hoje, o atual governador Pedro Taques (PSDB) sairia derrotado das urnas em eventual disputa contra Mauro Mendes (DEM) ou Wellington Fagundes (PR). É o que revela pesquisa realizada pelo instituto Mark entre 14 e 17 de setembro e divulgada em primeira mão por Olhar Direto.

Leia também:
Wellington Fagundes cresce acima da margem de erro e “tira” Taques do segundo turno
 
O candidato Mauro Mendes, líder nas pesquisas, sairia vitorioso em todos os confrontos possíveis de segundo turno. Contra Pedro Taques, Mendes aparece com 41,5% das intenções de voto e o governador atinge 18,6%. Os eleitores que declararam voto branco ou nulo totalizam 13,6% e 26% não souberam ou preferiram não opinar.
 
Em um confronto contra Wellington Fagundes, Mauro Mendes tem 40% das intenções de voto contra 30,8% do republicano. Brancos e nulos são 13,8% e os que não souberam ou preferiram não opinar totalizaram 15,3%.
 
Já em um eventual confronto entre Wellington Fagundes, Pedro Taques alcança 18,9% das intenções de voto diante de 32,9% do senador republicano. Neste cenário, 17,5% optariam por votar em branco ou anular. Já 30,7% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
 
O questionário aplicado aos 1064 eleitores entrevistados ainda apresentava a seguinte pergunta: “De uma forma geral, como o senhor aprova o mandato fo governador Pedro Taques?”. Neste quadro, 32,4% respondeu que aprova e 57,5% afirmou que desaprova. Os que não souberam ou preferiram opinar foram 10,1%.
 
Rejeição
 
O levantamento do instituto Mark ainda mediu o nível de rejeição dos candidatos. Dos eleitores ouvidos, 29,6% não votaria de jeito nenhum em Pedro Taques. O segundo, em índice de rejeição, é Arthur Nogueira (5,9%), seguido de Wellington Fagundes (4,4%), Moisés Franz (4%) e Mauro Mendes (3,7%). Os que não souberam ou preferiram não opinar foram 37,9% e brancos e nulos totalizam 14,5%.  
Pesquisa estimulada
 
Estimulada

Na categoria estimulada, levantamento em que o nome do candidato é apresentado ao eleitor, Mauro Mendes lidera a corrida ao Paiaguás com 36,8% das intenções de voto. Em segundo, Wellington Fagundes soma 24,2% e Pedro Taques 18,2%. Arthur Nogeira (Rede) tem 0,6% das intenções de voto e Moisés Franz (Psol) 0,3%. Os eleitores que declararam a intenção de votar nulo são 7,8% e os que não souberam ou preferiram não opinar são 12,1%.


Espontânea
 
No modelo de entrevistas espontâneo, em que o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor, Mauro Mendes mantém liderança, mas com 15,1%. Também em segundo, Wellington Fagundes tem 6,7% e Pedro Taques, em terceiro, 5,6%. Arthur Nogueira aparece com 0,2% e Moisés Franz não pontua. Os eleitores que declararam a intenção de votar em branco ou nulo são 17,9% e os que não souberam ou não quiseram responder são 54,4%.

A pesquisa Mark de intenção de votos ouviu 1064 mato-grossenses entre 14 e 17 de setembro, sob metodologia quantitativa e técnica survey de opinião. A pesquisa está registrada na justiça eleitoral sob protocolo MT-00576/2018. A margem de erro é 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • JOSE NILDO
    19 Set 2018 às 10:55

    KKKK DIA 1 DE JAN. 2019 PEDRINHO JÁ TA LIBERADO PARA FICAR BOCAIUVA NA SOMBRA ...ESPERANDO OS PROCESSOS QUE ESTÃO POR VIR ... O COITADO SEM IMUNIDADE AINDA

  • Mulher ma
    19 Set 2018 às 07:45

    Esperar o que? Um governo que mata criança por falta de UTI Põem crianças pra dormir no chão no Aecim Tocantins durante jogos escolares? Trata servidores públicos como escravos. Tem mais que perder mesmo.

  • Elvis Crey
    19 Set 2018 às 07:33

    E vamos ter surpresa também no Senado, aguardem Procurador Mauro um deles, para deputado estadual e federal, complicado fazer análise, mas no estadual pouca renovação e no federal boa renovação.

  • Jackson
    19 Set 2018 às 07:28

    O fato é que o governador agiu como se não fosse precisar mais de votos/eleitor, não respeitou o povo de Mato Grosso, passou gestão criticando ao invés de fazer, inclusive muitos de seus secretários faziam da mesma forma. Lamentável!!!!

  • Flavio
    19 Set 2018 às 07:17

    Veja o cenário nacional. Quem fez o maior número de alianças (Alckmin) está lá atrás nas pesquisas. Isso porque o povo está cansado dessa velha política. Aqui em MT estamos atrasados. Quem faz a velha política, a de conchavos, está a frente.

  • marcos gonçalves funcionario publico
    18 Set 2018 às 20:24

    acho que não perde esse instituto do irmão do prefeito paletó não tem condições de fazer nem aquelas pesquisas bem ruins ainda mais para governo de mt e o taques é bem melhor que esses outros dois só não vê quem não meu deus

  • Kaio
    18 Set 2018 às 19:52

    Que triste isso. Tinha tudo pra ser um bom governador. Uma pena, deveria ter sido mais amigo desses servidores dele, bem que meu pai falou. Pode até ter sido honesto, mas ficou muito na conversa de governos do passado e arrumou treta com um montão de servidor dele

  • joaoderondonopolis
    18 Set 2018 às 19:15

    Que ótimo Taques ficar em terceiro ou quarto lugar. A população de MT não poderia ter um presente tão bom Taques ficar em terceiro ou quarto lugar.

  • Chacal
    18 Set 2018 às 18:18

    Pedro Taques perdeu sua reeleição para sua arrogância e prepotência.

  • Ana
    18 Set 2018 às 18:16

    Perde nada MENTIRA.