Preocupada em propagar informações e oferecer cuidado adequado aos seus beneficiários, a Unimed Cuiabá promoveu o evento "Comportamento Suicida: conhecer para prevenir", com o psiquiatra e professor da Unicamp, Dr. Neury José Botega. Referência nacional nas pesquisas acadêmicas sobre o assunto, o palestrante é especialista em questões relacionadas à depressão e seu impacto na saúde e a prevenção ao suicídio.
Leia mais
Unimed Cuiabá promove curso para Cuidadores de Idosos com Alzheimer
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no continente americano, o Brasil só está atrás dos Estados Unidos em número de pessoas acometidas por depressão, a chamada "doença do século".
Mesmo sendo uma doença tão importante, que não discrimina condição social ou gênero, a depressão ainda é vista com certo preconceito pela população em geral – apesar de nunca ter se falado tanto sobre o assunto. Por causa da importância de se trazer o tema para o centro das discussões, a OMS e a comunidade médica internacional elegeram setembro como o mês dedicado à conscientização sobre saúde mental.
"O suicídio é um problema complexo, não há uma resposta simples para explicar os acontecimentos que o cercam. Talvez hoje exista uma dificuldade maior para lidar com o sofrimento, para resistir ao sofrimento. A tristeza faz parte da vida, é normal ficar triste. Mas nós estamos numa sociedade em que todo mundo precisa estar bonito na foto, não pode estar triste. Isso é um erro, porque a tristeza tem um potencial transformador que não pode ser ignorado", concluiu.
A palestra faz parte das atividades previstas no calendário do mês de setembro dos programas Aquarela da Saúde e Mente Saudável do núcleo de medicina preventiva da Cooperativa, o Viver Bem e contou com a participação de mais de duzentas pessoas.