Olhar Direto

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Notícias / Política MT

Prefeitura irá encaminhar projeto de regulamentação do Uber após eleição

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - Carlos Gustavo Dorileo

27 Set 2018 - 14:22

Foto: Reprodução

Prefeitura irá encaminhar projeto de regulamentação do Uber após eleição
A Prefeitura de Cuiabá deverá encaminhar, logo após o término das eleições deste ano, o projeto de lei para a regulamentação do Uber e aplicativos similares de carona na capital mato-grossense. Segundo o gestor Emanuel Pinheiro (MDB), o objetivo é valorizar os taxistas e deixar a concorrência menos desleal para a categoria.

Leia mais:
Uber de Cuiabá cria canal no Youtube para compartilhar histórias de passageiros
 
“A categoria é pioneira na mobilidade urbana. Antes de existir ônibus, já tinha taxista. Depois veio a modernidade, os aplicativos. Hoje, uma onda avassaladora encurrala os taxistas no seu direito de trabalhar e sustentar suas famílias”, disse o prefeito durante um encontro com a categoria nesta quinta-feira (27).
 
Emanuel ainda discursou que, recentemente, encaminhou uma lei para a Câmara de Vereadores, para taxar os aplicativos de transporte de passageiros, como o Uber e 99POP: “Porém, eles entenderam por bem não prosseguir. Mandei oficializar a cobrança do teto máximo de 5% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de todos aplicativos que operam em Cuiabá”.
 
“Não é justo com os taxistas. É uma concorrência desleal. Os taxistas têm só deveres e os outros motoristas só direitos? Está errado. Sou prefeito de Cuiabá e meus compromissos com a categoria estão em pé e vou cumprir todos durante o meu mandato. Vou deixar para depois das eleições. Está pronto, será encaminhado para a Câmara”, finalizou o prefeito.
 
Cuiabá não é a primeira capital do país a taxar esse tipo de prestação de serviço. Capitais como o Rio de Janeiro, São Paulo e Recife já taxam diferentes alíquotas aos aplicativos de transporte.

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Guilherme
    28 Set 2018 às 15:25

    O Uber é uma concorrência desleal para os Taxis, por simples fato de o Taxis ser hipertaxado por monte de coisas que beneficiam o governo e não os taxi. Só por isso.

  • JU
    28 Set 2018 às 09:23

    Um absurdo isso é lógico que é para aumentar o valor para o bolso desses políticos corruptos

  • Wilker
    28 Set 2018 às 07:32

    Aguarde que a nossa mobilização contra esse tipo de abuso também será grande, "Sr. Prefeito". A população viveu décadas a mercê desse monopólio e quando temos a oportunidade da escolha o Sr., pelos "amigos" políticos, que detém grande parte dos pontos e frotas de táxi, quer dificultar a escolha do povo. Não esqueceremos. E a tecnologia está aí para mostrar que o Uber é apenas o começo. Se a concorrência é tão desleal devido aos impostos abusivos que a classe paga, porque não migram todos para o app ou executem as 2 funções? Tem coisa aí, não é?

  • Junior
    28 Set 2018 às 07:12

    Vamos lá, deixar para depois da eleição é pra não tirar votos do filhinho dele. Segundo, a categoria dos taxistas cobra um valor abusivo dos seus usuários e muitos não tem educação e sempre usa uma rota mais longa que acaba custando mais caro, tem muitos incentivos para comprar um carro zero. Terceiro, ele esta querendo valorizar a categoria e FERRAR A POPULAÇÃO TODA, pois esse imposto vai cair no bolso do usuário e dos motorista que hoje tem um meio de tirar uma renda por que não tem trabalho pra todos os motoristas. Taxistas não esta passando fome não, eles mesmo estão trabalhando nas duas plataformas. Até quando vamos viver assim??? O usuário tem direito de decidir o melhor pro bolso dele, e não obrigar ele como muitas vezes é feito no aeroporto em Várzea Grande, onde a guarda Municipal fica lutando os motorista que estão com clientes por lá. Mais o paletó esta esvaziando não é prefeito?!

  • Gilberto
    27 Set 2018 às 23:14

    Do Pascoal Ramos ao centro de táxi eu pagava R$65,00 De Uber R$30.00 isso eu compro o com extrato de cartão de crédito. Tarifa Uber toma vergonha, taxista baixem o preço.

  • Vitor
    27 Set 2018 às 21:54

    O dito cujo fez acordo com todos os presidentes de bairro de Cuiabá para eleger seu filho. Assim fica fácil chefia. Vai ser uns dos mais votados. Usando máquina pública para eleger seu filho. Igual quando não casarão o mandato dele no caso dos paletós. Vergonha dessa população.

  • Lauro
    27 Set 2018 às 17:26

    A gestão humanizada já começou mostrar suas garras dando apoio as mafias dos taxistas aue ë um lixo para tirar o que vem beneficiando o mundo todo de forma legal a massa popular. Será que teremos que fazer uma mobilização popular ao nosso favor prefeito? É assim que o sr é representante do povo? Absurdo! Bateremos panela e seu pimpolho acaba de perder o meu voto e de todos que mobilizarei. Até pareceu um bom prefeito. Durou pouco.

  • Eleitor atento
    27 Set 2018 às 17:09

    Nobre prefeito, estamos atentos a tudo que está rolando. “O taxi veio antes do ônibus”. Que piada! A máquina de escrever também veio antes do computador. A era é dos aplicativos e taxistas e prefeitos não vão escolher o que as pessoas escolhem consumir! Chega de estatização e controle. Se serviço pra algo o serviço de táxi não seria de qualidade tão precária como é!

  • DE OLHO
    27 Set 2018 às 16:31

    PESSOAL CUIDADO COM ISSO QUE PODE VIR FUMO DEPOIS DAS ELEIÇÕES. ESSES APLICATIVOS SO VEIO PARA MODERNIZAR. TEM TAXISTA QUE ALUGA CARRO PARA POR NO UBER TAMBÉM. E CONCORRÊNCIA. A MELHOR OPÇÃO LEVA, O MELHOR ATENDIMENTO LEVA, O MELHOR PREÇO LEVA. SEM ESSA. ESSES TAXISTAS ACHAM QUE MANDAM EM CUIABÁ E NÃO É ASSIM NÃO.

  • Boca maldita
    27 Set 2018 às 15:43

    Tá querendo os votos da categoria taxista pra eleger seu pupilo sqn a categoria já boto nome dele no sal grosso na boca do sapo amarrado.la congá.

Sitevip Internet