Olhar Direto

Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Notícias / Política MT

Mendes e Taques se reúnem pela primeira vez e Blairo Maggi dá conselho a democrata

Da Redação - Érika Oliveira

25 Out 2018 - 11:35

Foto: Rogerio Florentino/Olhar Direto

Mendes e Taques se reúnem pela primeira vez e Blairo Maggi dá conselho a democrata
Com a experiência de quem já passou por duas transições, ao se tornar governador e ao deixar o comando do Paiaguás, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), aconselhou o futuro governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), sobre as ações que devem tomadas até janeiro do próximo ano. O democrata se reúne no final da tarde desta quinta-feira (25) com o governador Pedro Taques (PSDB) para tratar justamente deste assunto. É a primeira vez que os dois se encontram desde as eleições.

Leia mais:
Mauro garante que “ataques” ficaram no passado, mas relação com Taques será meramente administrativa

“Nada deve ficar nas gavetas. O governador novo, o Mauro Mendes, terá que tomar decisões, mas também conversar com a população sobre o que ele tem que fazer e, às vezes, não tem condição. Quando se fala em oneração, eu entendo que se o Estado tem uma dificuldade de caixa momentânea eu defendo com todo vigor – Mato Grosso não é quebrado – que ele mostre um plano à sociedade e, inclusive, se ele tiver que subir impostos para isso, ele deve ser muito claro com a sociedade e dizer qual o período que isso vai acontecer”, orientou Blairo Maggi.

A princípio, o plano defendido por Mauro Mendes não inclui aumento de impostos a nenhum setor. O democrata, no entanto, não descarta a possibilidade. Em entrevista recente à reportagem do Olhar Direto, o empresário disse que irá focar, num primeiro momento, em uma redução drástica nos gastos do Executivo.

Embora evite falar em “primeiras ações”, Mauro Mendes deve assumir o Governo, em janeiro de 2019, anunciando o corte de pelo menos seis das 24 Secretarias que existem atualmente. Os cortes também envolvem demissões de funcionários.

A expectativa é de que em um mês o futuro governador apresente uma projeção do número de cargos que serão extintos. “Ele vai ter que fazer sacrifício, a sociedade faz outro, mas todos nós devemos estar envolvidos. É um pacto com a sociedade, que ajuda com o que tiver que ajudar, depois segue a vida normal”, analisou Blairo Maggi.

A reunião da tarde desta quinta-feira será o primeiro encontro entre Pedro Taques e Mauro Mendes. Eles deverão tratar exclusivamente sobre a transição, conforme adiantou o governador eleito. A conversa irá acontecer no Palácio Paiaguás e deverá contar com a presença de toda a equipe designada para a transição.

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • jota jota
    25 Out 2018 às 15:41

    Acho que tá é ensinando ao Mauro, como não ser pego,.......

  • Plisco Gerôncio
    25 Out 2018 às 15:15

    Mauro!! Espero que o Sr., não cometa os erros,e injustiças,que outros governos cometeram. Aperta os cintos do Executivo,corta as despezas no osso...! Mas...! deixa os demais poderes nadarem de braçada. Judiciário,Legislativo. Esses poderes"Independentes" batem duro,não aceitam,nada!! E ai!! como o Sr. vai agir com eles. Eles não aceitam ingerências. E são poderes super caros! Ajudas de custos, de todas as ordens.. Ai!! quando vem a punição vem só para o Executivo??? Além dos nossos salarios não temos nenhuma "Benésses". Somos literalmente o patinho feio.

  • Areal
    25 Out 2018 às 15:12

    Pode tratar de tudo , são por menores , estamos aqui ansiosos para ver se Mauro tera coragem de cortar regalias dos poderes, como o do judiciário com milhares de auxilios incorporados e principalmente se vai taxar o agronegócio , coisa que nenhum que sentou nessa cadeira teve coragem . Esta na hora dessa casta de barões do agro começar a contribuir com o estado

  • AVANÇA MT
    25 Out 2018 às 14:57

    EU TAMBÉM DOU CONSELHO A MAURO, TENHA CORAGEM PARA ENFRENTAR O CORPORATIVISMO DESSE ESTADO ,CONSULTE A SOCIEDADE SE O SERVIÇOS ESTÁ BOM , SUPERVISIONE ESSES ÓRGÃOS , O JUDICIÁRIO, A SAÚDE, A SEGURANÇA, O DETRAN, AS SECRETARIAS CHAME A POPULAÇÃO PARA O DEBATE

  • jacaré
    25 Out 2018 às 13:44

    E aí Governador, vai ou não vai decretar o Fethab 2, pois se não decretar o Botelho te afasta e Mauro revira suas contas....

  • Alguem
    25 Out 2018 às 13:38

    Aumento de impostos? Mato Grosso tem muita arrecadação, só precisa cobrar daqueles que sonegam (não é blairo?!), sem favorecimento de nenhuma empresa, ou mesmo do agronegócio (não é blairo?!) e desafogar as micro e pequenas empresas para poderem crescer, pois são as mais sugadas!!! Só haverá dificuldade de caixa momentaneamente se o antigo governador não fez uma boa gestão e se o atual não souber gerir! Caixa tem!! Comecem não só a cortar secretarias, cortem gastos públicos de menor necessidade, salarios exorbitantes de vereadores, deputados, governador, juízes, promotores, etc. e seus beneficios desnecessários, cargos comissionados, etc.

  • Joao
    25 Out 2018 às 13:01

    Primeiro passo é acabar com essa história de que só pobreza tem pagar impostos.

  • JUSTO
    25 Out 2018 às 12:56

    Quem mandou o senhor Maggi deixar a sua herança maldida chamado Silval, agora quer vir dar pitaco, o senhor tem uma parcela de culpa pelo afundamento das contas publicas.

  • Moreira
    25 Out 2018 às 12:39

    É só Mauro Mendes fazer tudo ao contrário que Blairo Maggi falar e fará um grande governo.

  • Jair
    25 Out 2018 às 12:14

    Agora e tarde pra falar isso escragiario Mato grosso escolheu isso Mato grosso a nível nacional tbm ta escolhendo os barões alias e eles que estam financiando as campanhas e vc trabalhador oque vc vai comemorar? A seguranca pobre nen roubado é E triste mais e a realidade

Sitevip Internet