Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

pela saúde

Segunda etapa de novo Hospital de Cuiabá será inaugurada em janeiro; Pinheiro vai manter gabinete na unidade

Foto: Rogério Florentino Pereira

Segunda etapa de novo Hospital de Cuiabá será inaugurada em janeiro; Pinheiro vai manter gabinete na unidade
A implantação do novo Hospital Municipal de Cuiabá Leony Palma de Carvalho  será feita em quatro etapas e ele deve estar operando com 100% da sua capacidade no aniversário de 300 anos de Cuiabá, em 8 de abril de 2019. O anúncio foi feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante solenidade na noite de sexta-feira, 28. A segunda etapa, da unidade será inaugurada em 29 de janeiro, em março, as UTIs, e, em abril, quando o Hospital Municipal de Cuiabá deve funcionar com sua capacidade total.


Leia Mais:
Emanuel inaugura novo Hospital Municipal e defende diálogo com Mauro Mendes por verba de R$ 82 mi

Segundo a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, neste primeiro momento foi inaugurada a Ala Ambulatorial, que conta com recepção, sala de aplicação de injetáveis, sala de curativos, consultórios, e as seguintes especialidades médicas: cardiologia, ginecologia/obstetrícia, endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, psiquiatria, clínica geral, além de pequenas cirurgias.

A abertura da 2ª etapa ficou prevista para o dia 29 de janeiro de 2019, que contará com duas enfermarias masculinas com 60 leitos e um isolamento, uma enfermaria feminina com 30 leitos e um isolamento, sala de raios-X e sala de ultrassonografia. Na 3ª etapa, que poderá começar a funcionar a partir do dia 25 de fevereiro de 2019, já tendo em vista o feriado do Carnaval, entrará em operação a ala de urgência e emergência, duas alas de terapia intensiva (UTIs) com 20 leitos e duas salas de cirurgia. Na 4ª etapa, que se inicia em 22 de março de 2019, começam a funcionar mais três unidades de terapia intensiva (UTIs) com 40 leitos ao todo e mais duas salas de cirurgia.

“O Hospital Municipal de Cuiabá é inadiável. Este é o momento, a oportunidade, para dar um basta aos grandes problemas que temos na saúde pública. Sabemos que teremos muitas dificuldades para enfrentarmos ainda, mas tenho fé e estou sendo apoiado por pessoas de fé, compromissadas em trazer cada vez mais qualidade para os serviços de saúde pública em nossa capital. Informo que continuarei com o meu gabinete aqui no hospital, até o dia 08 de abril, no aniversário de 300 anos de Cuiabá, quando finalmente o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho estará 100% em funcionamento”, afirmou Pinheiro.

Em sua fala, o ministro dos Transportes, Valter Casimiro afirmou: “é com prazer que vim representar o presidente Michel Temer na entrega desta obra e para mim um grande orgulho de ver o fruto deste trabalho que também ajudei a construir. Sinto-me um pouco responsável por esta obra, pois os recursos que o Governo Federal destinou a este hospital são provenientes de um remanejamento que fizemos do Ministério dos Transportes. Como cidadão cuiabano, quero estar presente à entrega deste hospital em seu total funcionamento, no dia 8 de abril”, disse o ministro.

O governador Pedro Taques fechou a fala das autoridades, fazendo um breve histórico sobre como surgiu a ideia de construir o HMC. “Começamos a sonhar com esta obra em 2012, mas não conseguimos tirá-la do papel. Em 2014 colocamos no meu programa de governo a construção de um hospital com 315 leitos. Esta obra foi iniciada em julho de 2015. É importante falarmos que esta não é uma obra de uma só pessoa, ela é uma obra de várias mãos. Não conseguiríamos terminá-la se não fosse o apoio da bancada federal”, agradeceu Taques.

Em abril, quando o Hospital Municipal de Cuiabá estiver funcionando com sua capacidade total, terá 315 leitos ao todo, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós anestesia). A estrutura contará ainda com um moderno centro de imagens além de um heliponto.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet