Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

armamento

Curso de tiro em Cuiabá recebe mais de 40 ligações por dia após decreto de Bolsonaro facilitar posse; fotos e vídeos

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Curso de tiro em Cuiabá recebe mais de 40 ligações por dia após decreto de Bolsonaro facilitar posse;  fotos e vídeos
Bastou o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) assinar na terça-feira (15) o decreto que facilita a posse de arma de fogo para começar uma verdadeira "corrida" por cursos de tiro em Cuiabá. O diretor técnico da Federação de Tiro de Mato Grosso e proprietário da Defender – Tiro de Defesa em Cuiabá, Edson Massaiti Igarashi, afirma que a busca pelo curso de tiro aumentou cerca de 90%. “Só ontem recebemos aqui mais de 40 ligações de pessoas interessadas”, diz.


Leia mais
Cuiabanos terão direito a facilitação de posse de arma com decreto de Bolsonaro; veja detalhes
 
Edson explica que muitas pessoas não entenderam o novo decreto e acham que só agora poderão comprar uma arma de fogo, mas na verdade nunca houve esse impedimento.

“O que as pessoas não estão entendendo e que está gerando uma grande confusão é que nunca esteve proibido a posse de arma de fogo, o assunto veio à tona agora e muitas pessoas tem procurado pelo curso porque acham que agora é a chance de conseguirem uma arma, mas na verdade essa possibilidade sempre existiu, o que houve na verdade foi uma renovação de pensamentos”, diz.

O direito à posse é a autorização para manter uma arma de fogo em casa  ou no local de trabalho. Para isso é preciso passar por uma série de requisitos para que a pessoa consiga ter a autorização para comprar e manter uma arma de fogo em sua residência.



Edson relata que tem percebido uma certa pressa das pessoas para iniciarem o curso. “Algumas pessoas confundem o curso com o teste, esse é um curso, aqui nós ensinamos o princípio de tudo, parte pratica e teórica. Manuseio da arma, como desmontar, limpar e armazenar. Muita gente nos procura achando que o curso dará a ele a autorização para ter a arma, que é só fazer as aulas que depois já estaria autorizado, confundem curso com teste”, afirma.



Para realizar o teste e conseguir autorização para comprar a arma, é preciso ter conhecimento das técnicas para uso e manuseio de arma de fogo, apresentar os documentos pessoais, o laudo psicológico emitido por um psicologo credenciado pela Polícia Federal e, por fim, fazer o teste com um instrutor credenciado pela PF. 



Sobre a possibilidade de aumentar os casos de feminicídio Edson pontua, “infelizmente a violência contra a mulher é uma coisa que está muito presente no nosso dia a dia, os homens matam as companheiras com pedras, facas ou um pedaço de madeira. Esses objetos todos são atípicos porque não foram feitos para matar, então ter uma arma em casa que é um objeto feito para matar com certeza assusta as mulheres, mas não acredito que vá aumentar só porque de certa forma facilitou alguma coisa”, afirma

Mas ele esclarece que muitas mulheres têm procurado o curso visando a possibilidade de se defenderem da violência doméstica ou até mesmo por estarem em alguma profissão arriscada. “Recebo aqui muitas advogadas, agentes prisionais, policiais femininas, elas buscam com o principal objetivo de ter uma arma para defesa pessoal. O importante é que fique claro que mesmo para quem já tem a prática é preciso continuar se aperfeiçoando”, conclui.
 
Decreto

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou, nesta terça-feira (15), o decreto que que facilita a posse de armas. O texto permite que o cidadão compre até quatro armas de fogo e também que a validade do registro passe de cinco para dez anos.

Como o povo soberanamente decidiu por ocasião do referendo de 2005, para lhes garantir esse legítimo direito à defesa, eu como presidente vou usar essa arma", disse Bolsonaro, ao mostrar uma caneta e assinar o decreto. A população de Cuiabá e Várzea Grande está inserida nas que poderão ter uma arma, já que a taxa de homicídios é superior a dez para cada cem mil habitantes.



Confira as regras para possuir arma em casa:

Caso crianças, adolescentes ou pessoa com deficiência mental morem na residência em que ficará a arma, o proprietário deverá apresentar uma declaração comprovando a existência de um cofre ou local seguro para armazenamento.

O poder público vai presumir veracidade dos fatos e das circunstâncias na declaração que o cidadão fizer para atestar a necessidade de ter uma arma em casa;

Poderão ter arma agentes públicos e militares, inclusive os inativos, além de moradores de áreas rurais e aqueles de zona urbana que residam em estados com mais de dez homicídios por cem mil habitantes (de acordo com dados de 2016).

Atiradores, colecionadores, caçadores e responsáveis legais por estabelecimentos comerciais ou industriais também terão a efetiva necessidade da posse de arma comprovada, segundo o decreto. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet