Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Fake News

Vídeo de acidente em hidrelétrica de cidade em MT é atribuído a tragédia em Brumadinho

Foto: Reprodução

Vídeo de acidente em hidrelétrica de cidade em MT é atribuído a tragédia em Brumadinho
O vídeo de um acidente nas obras de uma hidrelétrica em Mato Grosso está sendo atribuído a tragédia ocorrida em Brumadinho (MG), onde ocorreu o rompimento de uma barragem de contenção de resíduos de minério da Vale, que culminou, até agora, com a morte de 60 pessoas e centenas de desaparecidos.


Leia mais:
Hidrelétrica inicia procedimento para enchimento de reservatórios;R$2,8 bi investidos
 
O vídeo mostra o desmoronamento de parte das obras de uma usina hidrelétrica no município de Sinop (447 quilômetros de Cuiabá). O incidente ocorreu em outubro de 2015 e não deixou feridos. Quem gravou as imagens foi um funcionário da empresa.


 
Ainda em 2015, esse vídeo também foi falsamente atribuído ao desastre de Mariana, quando houve o rompimento de barragens da Samarco.
 
As imagens circularam em contas pessoais no Twitter e, no Facebook. O vídeo da hidrelétrica de Mato Grosso foi compartilhado no Twitter por mais de mil usuários.
 
Hidrelétrica
 
A Sinop Energia, concessionaria da Usina Hidrelétrica (UHE) em Sinop, iniciará os procedimentos para enchimento do reservatório no próximo dia 30 de janeiro após a Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), emitir a autorização de enchimento do reservatório e testes em cargas das unidades geradoras. Para que esses procedimentos fossem iniciados, o empreendimento realizou o remanejamento das famílias envolvidas e obras de alteamento na BR-163. A suspensão da vegetação foi concluída em toda a área com autorização do órgão ambiental.
 
O procedimento é um marco importante, pois representa a conclusão das obras civis e o início da última fase, até a geração de energia elétrica, o que reflete todas as obrigações cumpridas pelo projeto com a sociedade e o meio ambiente.
 
O enchimento do reservatório será de forma controlada, conforme explica o diretor de Meio Ambiente da Sinop Energia, Ricardo Padilha. “Durante esse período várias atividades ocorrerão de forma conjunta, por meio de ações e medidas dos inúmeros programas que fazem parte das condicionantes do licenciamento ambiental. O enchimento terá análises regulares da água com o objetivo de garantir a sua qualidade, proteger os animais da região e as comunidades do entorno do futuro lago”, repassou.
 
Com investimentos na casa de R$ 2,8 bilhões em ativos, a Usina Hidrelétrica Sinop está sendo implantada entre os municípios de Cláudia e Itaúba, no rio Teles Pires, estado do Mato Grosso. Com o reservatório sendo formado nos municípios de Sinop, Cláudia, Sorriso, Itaúba e Ipiranga do Norte, terá capacidade para gerar 401,88 megawatts (MW) de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com 1,6 milhão de habitantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet