Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sindicância

Conselho Regional de Medicina apura denúncias de pacientes da Caravana da Transformação

Foto: Da assessoria

Conselho Regional de Medicina apura denúncias de pacientes da Caravana da Transformação
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) apura denúncias que recebeu de pacientes que foram submetidos a procedimentos cirúrgicos durante o programa “Caravana da Transformação”. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE), e culminou na Operação Catarata. 


Leia mais:
Após ação do MP, CRM orienta pacientes da Caravana da Transformação a passarem por nova avaliação

As denúncias começaram a surgir depois da orientação do conselho em janeiro deste ano. A instrução foi feita em razão das denúncias do Ministério Público de Mato Grosso, que apura, dentre outras irregularidades, supostos erros médicos nos procedimentos realizados pelo programa.
 
A presidente do CRM-MT, Hildenete Monteiro Fortes, explicou que foram abertas sindicâncias para apurar se há indícios de infração ética nos procedimentos. “Estamos recebendo várias denúncias da Caravana da Transformação. A partir do momento que a gente colocou que o CRM estaria aberto para receber essas denúncias. A gente está abrindo as sindicâncias para apurar se realmente tem indícios de infração ética”, afirmou ao Olhar Direto.
 
Segundo o Governo do Estado, foram realizadas cerca de 60 mil cirurgias em 14 cidades. Em reportagem exibida em rede nacional, idosos afirmam ter enfrentado problemas de visão em virtude das cirurgias de catarata.
 
Para que essa análise seja a mais abrangente possível, o CRM-MT orientou aos pacientes que passaram pelo procedimento cirúrgico por meio do referido programa, e que pretendem ter sua situação avaliada, a procurar a sede do Conselho, situado no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá, para apresentar sua denúncia, podendo enviá-la também por escrito, com identificação e assinatura através dos Correios.
 
A ação do MP veio à tona após denúncias do Conselho Estadual de Saúde, apontando o pagamento de 14 mil procedimentos não registrados perante o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). 

O relatório do Conselho que embasou a investigação aponta ainda grande diferença, em alguns casos, entre a real demanda de cirurgias e a quantidade declarada pela empresa. Na gestão de Pedro Taques (PSDB) foram realizadas 14 edições da Caravana.

A empresa 20/20 - responsável pelos procedimentos na Caravana da Transformação - responde a mais de 40 processos em seis Estados. Pelos serviços da Caravana, em três anos, a empresa recebeu a quantia de R$ 42,7 milhões.

 No ano passado, reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, afirmou que alguns dos pacientes que foram atendidos pela Caravana tiveram piora do quadro clínico após passarem pelos procedimentos.

Um dos casos citados pela reportagem foi o da aposentada Joana. Segundo ela, os médicos que a atenderam teriam dito que ela não precisava da cirurgia. No entanto, seus dados constam na planilha de atendimento da empresa, que alegaram que a mulher teria operado dos dois olhos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet