Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Córrego do caixão

Frequentadores do Mãe Bonifácia denunciam poluição e mau cheiro vindos de córrego que atravessa o parque

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Frequentadores do Mãe Bonifácia denunciam poluição e mau cheiro vindos de córrego que atravessa o parque
O Parque Mãe Bonifácia, localizado na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, possui uma área de aproximadamente 77 hectares, sendo o maior parque urbano na capital. O local possui cinco trilhas para caminhadas, cinco postos com equipamentos para ginástica, um mirante, um centro de educação ambiental e uma praça cívica. Bastante frequentado, o parque tem sido alvo de denúncias por conta do forte odor, segundo usuários, vindo de um córrego que o atravessa. A Águas Cuiabá, responsável pelo córrego, afirmou que um projeto está sendo elaborado para resolver o problema e por meio de nota informa que não é responsável pela poluição e, por consequência, pela despoluição imediata do córrego do Caixão

 
Leia mais
MPMT acompanha TAC que prevê universalização da coleta e tratamento de esgoto

O Córrego do Caixão tem sua nascente na avenida Estevão de Mendonça, esquina com a avenida Getúlio Vargas e se une com outra nascente na avenida São Sebastião, formando o córrego que passa por dentro do Parque Mãe Bonifácia. De acordo com a história contada pelos que viviam naquela região, o Córrego do Caixão recebeu esse nome porque em uma tarde de março, época tradicionalmente de muita chuva na capital, algumas pessoas seguiam para um enterro segurando um caixão com um defunto, quando próximo à avenida Estevão de Mendonça, as pessoas que levavam o caixão, escorregaram e caíram. O caixão com o defunto caiu no córrego e foi levado para a região de mata, onde é hoje o Parque Mãe Bonifácia.


 
Mas o que era para ser um local que estimula e favorece o estilo de vida saudável, acabou afastando alguns frequentadores devido ao mau cheiro, deixando a caminhada e as práticas de exercícios físicos prejudicadas. O professor de direito ambiental do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Marco Bulhões, contou que sempre caminha no parque e que as vezes tenta prender a respiração quando passa pelo local. “Quando a gente chega próximo dele, já começa a sentir o mau cheiro, o que nos causa estranheza porque aqui é um parque e claramente esse cheiro é de poluição e esgoto com certeza. Sei disso até pela minha profissão, já estudei o assunto e sei que é cheiro de esgoto”, afirma.
 


A equipe de reportagem do Olhar Direto foi até o local e constatou que o mau cheiro é perceptível já no início das trilhas, além disso, no trecho do córrego próximo a ponte, existe uma certa quantidade de espuma branca, o que indica que a água está poluída.
 
A assessoria da Águas Cuiabá, responsável pelo Córrego do Caixão, afirmou que serão instaladas redes coletoras de acordo com o que está previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público do Estado (MPE), Prefeitura de Cuiabá e órgão regulador (Arsec). O prazo de execução da obra é até 2024.

Veja a íntegra da nota:

A Águas Cuiabá informa que, diferentemente do escrito em reportagem publicada por este respeitável veículo de comunicação, não é responsável pela poluição e, por consequência, pela despoluição imediata do córrego do Caixão. É importante destacar que a concessionária assumiu os serviços de saneamento na capital em 2017 e que, até a instalação das redes coletoras de esgoto na região apontada, cada morador é responsável pelo tratamento de seus resíduos por meio da instalação de uma unidade particular de tratamento (fossa séptica). O despejo direto de esgoto em qualquer córrego da cidade, além de ser uma postura prejudicial à qualidade de vida da comunidade, também representa crime ambiental tipificado no código penal, passível de medidas judiciais e ambientais.

A companhia esclarece, contudo, que conforme rege o contrato de concessão dos serviços de saneamento e o TAC, firmado com o Ministério Público do Estado (MPE), a concessionária implantará rede coletora de esgoto na região do referido córrego dentro do prazo estabelecido no termo citado. Vale salientar, que a solução passa não somente pela coleta mas por todo um sistema de tratamento, para somente, ser devolvido à natureza obedecendo às normas estabelecidas pelo Legislação Ambiental vigente.

Ciente de seu papel, a concessionária desenvolve suas ações comprometida com o meio ambiente e adverte que, o saneamento sustentável na capital de Mato Grosso, passa por sua atuação direta enquanto empresa, por investimentos, mas também -e fundalmentamente- pela conscientização de toda população. A companhia segue à disposição da comunidade para quaisquer dúvidas e esclarecimentos, incluindo o serviço 24h do canal de atendimento ao cliente, o 0800 646 6115.

*Atualizada 08h30, de segunda, dia 18/03
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet