Olhar Direto

Segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

Governo anuncia elaboração de proposta de solução para reabertura de Santa Casa

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

23 Abr 2019 - 18:09

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Governo anuncia elaboração de proposta de solução para reabertura de Santa Casa
O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que a Secretaria de Saúde do Estado (SES) está elaborando uma proposta de solução para a reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que está fechada há 41 dias. Em nota, o governo afirmou que precisou tomar a atitude por conta da inércia da prefeitura e da direção do hospital filantrópico. O plano deve ser apresentado ainda nesta semana

Leia também
Selma chora durante discurso no Senado e se diz perseguida pelo TRE de Mato Grosso


“Considerando que até o momento nenhuma solução foi apontada, seja pela administração daquele hospital filantrópico, seja pela Prefeitura de Cuiabá - que detém a responsabilidade da gestão plena dos serviços de saúde da Capital; o governador Mauro Mendes determinou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a elaboração de uma proposta de solução (Plano de Viabilidade) para a reabertura desta importante instituição”, diz a nota encaminhada pelo Governo a imprensa.

A Santa Casa está fechada desde o dia 11 de março por falta de pagamentos a fornecedores e funcionários, que estão com cerca de sete meses de salários atrasados.

A Assembleia Legislativa, assim como a prefeitura de Cuiabá já manifestaram o desejo de repassar R$ 3,5 milhões cada, para a instituição pode quitar parte dos salários atrasados, mas a ação não foi permitida, por conta da falta do plano de viabilidade.

Nesta segunda-feira (22), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta esteve em Cuiabá e se comprometeu a ajudar a resolver o problema, inclusive com aporte financeiro, mas deixou claro que não disponibilizará nenhum centavo para o filantrópico se não for apresentado um relatório completo sobre a origem da dívida, além de um plano de recuperação econômica da instituição.
 
Veja a nota:

INFORME SOBRE A SANTA CASA

Considerando os graves problemas ocasionados à saúde pública com a interrupção dos relevantes serviços prestados pela Santa Casa de Cuiabá, fechada a 41 dias;
Considerando que a falta de leitos de UTI pode ocasionar risco a pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade;

Considerando que até o momento nenhuma solução foi apontada, seja pela administração daquele hospital filantrópico, seja pela Prefeitura de Cuiabá - que detém a responsabilidade da gestão plena dos serviços de saúde da Capital;

E, considerando reuniões, com presença de representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e autoridades do setor de saúde, inclusive com o Ministério da Saúde, o governador Mauro Mendes determinou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a elaboração de uma proposta de solução (Plano de Viabilidade) para a reabertura desta importante instituição.

A proposta em questão deverá ser apresentada, pelo Governo do Estado, até o final da próxima semana.

14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Vânia Otsubo
    24 Abr 2019 às 14:52

    Juscelino: procure justiça trabalhista. Luiza as coisas mudaram. Sociedade com sangue nos olhos de desviar nosso imposto para pagar rombo de hospital particular. Eu repito: Santa Casa é particular. Fechem! Não faz falta.

  • Luiza
    24 Abr 2019 às 11:11

    Sr Jorge Henrique, a Santa casa há 202 anos presta serviços do SUS a população de Cuiabá mediante contratualizacao com os governos municipal e estadual pois os mesmos NUNCA DISPUSERAM e nem com o novo PS vai ser sanado. Então o Sr não culpe uma instituição tão VALOROSA por uma má gestão de 8 anos. Nas gestões anteriores nunca houve caso parecido, inclusive sempre mantiveram de pé os serviços por humanidade. Pois o atendimento lá compreende 95% de atendimento pelo SUS.

  • Observador
    24 Abr 2019 às 09:07

    Perante a apatia de Emanuel o governador é obrigado a fazer também o papel de prefeito da capital.

  • Cristiane
    24 Abr 2019 às 08:46

    O problema maior é de que ninguém quer apontar os culpados, mas se não houvesse culpados, quando na verdade todos são. Porque para chegar a esse ponto depois de tantas crises, muita gente está envolvida. Quem perdeu foram seus pacientes com péssimo atendimento e aqueles que encontraram as portas fechadas com o seu encolhimento com o passar do tempo. Que vergonha!

  • Lirene Batista espinola
    24 Abr 2019 às 08:19

    Não faz mais que a obrigação.

  • Cindy Loper
    24 Abr 2019 às 07:56

    Até que enfim.... Porque EManuel Pinheiro não aguenta, solucionar soznho esse problemas..gerado pela incompetência de Preza e assessores..ai veio Coutinho..depois Sabóia...nenhum tem gestão.. de nada...

  • Caroline
    24 Abr 2019 às 07:40

    Tarcisio, realmente atende muitas pessoas do interior, porém, repassa recurso para o MUNICÍPIO DE CUIABÁ, (e não é pouco!!) para que isso aconteça! Gestão plena municipal significa isso! Ou seja, responsabilidade do MUNICÍPIO! Que, mesmo recebendo recurso do estado e da união para resolver NÃO O FEZ!!

  • Luiz otavio
    24 Abr 2019 às 01:39

    a solução passava pelo governo do estado,pois a prefeitura e vereadores nao tem capacidade de gestão e dinheiro para tocar a Santa casa

  • Jorge Henrique
    23 Abr 2019 às 22:21

    Não use dinheiro do nosso imposto suado para esse falido hospital particular, Santa Casa. Nós, sociedade civil organizada não vamos tapar buraco de empresas privadas. Funcionários da Santa Casa tem justiça trabalhista. Fechem Santa Casa. Com novo hospital inaugurado pelo Emanuel não precisamos mais dessa Santa Casa falida.

  • joaoderondonopolis
    23 Abr 2019 às 20:16

    Este lenga lenga, vai até próxima da eleição pra prefeito. O problema da Santa Casa, vai ser o carro chefe da campanha. Podem aguarda pra ver.

Sitevip Internet