Olhar Direto

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Notícias / Política MT

Nova licitação do transporte coletivo prevê ônibus elétricos, híbridos e toda a frota com ar condicionado

Da Redação - Wesley Santiago

28 Abr 2019 - 17:05

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Nova licitação do transporte coletivo prevê ônibus elétricos, híbridos e toda a frota com ar condicionado
A nova licitação do transporte coletivo, que deve ser lançada nos próximos dias, deverá contar com veículos elétricos e híbridos. No início, a aquisição será pequena, para uma espécie de teste dos ônibus pelas ruas de Cuiabá. Além disto, há também a exigência de que toda a frota tenha ar condicionado.

Leia mais:
Arsec deverá recalcular valor da tarifa de ônibus e licitação do transporte é adiada
 
A nova licitação prevê 64 ônibus a mais com ar-condicionado em relação à situação atual. O edital pontua ainda que, havendo condições econômicas, a meta é alcançar 100% da frota com ar-condicionado em cinco anos.
 
Além disto, o edital ainda prevê que – no início da operação – a Prefeitura de Cuiabá fará a aquisição de quatro ônibus para teste de tecnologias, sendo dois veículos elétricos e a mesma quantidade de híbridos. Eles serão disponibilizados às futuras concessionárias para operação comercial e avaliação de resultados, principalmente quanto ao consumo de energia/combustíveis, autonomia, manutenção, desempenho e demais avaliações, visando a futura incorporação na frota.
 
Até o terceiro ano de atuação da nova empresa, serão incorporados novos ônibus com tecnologia elétrica e ou híbrida, considerando os resultados dos testes a serem realizados, bem como a evolução destas tecnologias e de fornecedores no país. Tal frota, será utilizada nas linhas principais (linhas troncais).
 
Será realizada uma atualização do modelo econômico-financeiro de modo a ser verificada a forma de implantação destes ônibus: com aquisição pelo município; pelas Concessionárias ou modelo misto.
 
Independente da incorporação de ônibus de tecnologia elétrica e ou híbrida a frota de ônibus diesel a ser renovada será obrigatoriamente com ônibus com motores do tipo Euro 6 (Proconve 7), quando estes forem disponibilizados pela indústria nacional. Isso porque eles reduzem significativamente a emissão de poluentes tóxicos que trazem danos à saúde pública, inclusive alguns cancerígenos.
 
O contrato inicial prevê uma frota operacional de 352 veículos, com 31 de reserva técnica. A estimativa é de 17% de veículos zero km no início da operação. Ao todo, está prevista a aquisição de 1.138 ônibus em 20 anos, dos quais 818 são novos.

14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Magno Luiz Barbosa
    29 Abr 2019 às 14:42

    Esse prefeito é maluco.

  • Anonimo
    29 Abr 2019 às 10:27

    Ais o pessoal fala que quer conforto e tal e não quer que a passagem sobe, quer conforto tem que pagar mais caro pessoal, mas isso ai é piada ônibus elétrico o governo não esta dando conta nem te pagar as contas publicas vai investir em ônibus elétrico kkkkkkkkkkkkkk

  • Pedro JOSE
    29 Abr 2019 às 10:25

    SE O VLT Não saiu do papel , me diz onibus eletrico para circular onde? Com todo esse monte de fio solto por ai acorda cuiabá não vira onibus eletrico aqui.

  • PRIME
    29 Abr 2019 às 09:22

    Bom dia! AI a PASSAGEM sobe "NOVAMENTE"

  • Jk
    29 Abr 2019 às 08:18

    Será que sai mesmo essa licitação? Quem viver verá.

  • PERAPUTANGA
    29 Abr 2019 às 07:53

    a MESMA HISTORIA SEMPRE... AUMENTA A PASSAGEM E PROMESSAS DE TROCA DOS TRANSPORTES COLETIVOS... NA VERDADE OS GESTORES E SEUS FAMILIARES ESPOSA E FILHOS DEVERIAM FAZER USO DO TRANSPORTE PARA SENTIR NA PELE A LESÃO CAUSADA NA SOCIEDADE USUÁRIA DO MESMO.... SIGAM EXEMPLO DOS POLÍTICOS BRITÂNICOS...

  • Gumercindo do Dom Aquino
    29 Abr 2019 às 07:44

    Essa conversa de melhoria nas condições dos ônibus de Cuiabá e Várzea Grande eu ouço a muito mas muito tempo mesmo. Infelizmente eu não acredito. O trânsito está caótico e a falta de ônibus circulando é visível. Vejo automóveis circulando apenas com o motorista ou seja se tivesse um transporte coletivo eficiente menos carros estariam nas ruas nas is nossos gestores ainda não perceberam isso. Falta comprometimento de nossos gestores na solução do problema.

  • Magno Luiz Barbosa
    29 Abr 2019 às 06:53

    D U V I D O!!! Como se não conhecêssemos a nossa classe politica.

  • Tenente Kijyngue
    29 Abr 2019 às 05:49

    Sempre promessas, cadê o VLT, o problema é do povo Cuiabano que são pilantras e elegem gente igual. Cuiabá capital nacional dos pilantras

  • Letícia
    28 Abr 2019 às 23:49

    Falta em VG também. Ninguém merece mais esses ônibus velhos e quentes

Sitevip Internet