Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

NÃO RESISTIU

Morre criança de um ano que aguardava vaga em UTI; segundo caso em uma semana

Foto: Reprodução

Morre criança de um ano que aguardava vaga em UTI; segundo caso em uma semana
Uma menina de um ano identificada como I.E.C. morreu neste sábado (27), enquanto aguardava vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sinop (a 480 quilômetros de Cuiabá) há dois dias, com quadro de tosse seca, desconforto respiratório e febre.


Leia mais:
Bebê indígena que aguardava vaga na UTI morre com suspeita de meningite

O defensor público que atendeu o caso, Gustavo Dias explicou que ela deu entrada na unidade na quinta-feira (25), às 11h50. A criança teve o quadro de saúde agravado, chegou a ser intubada, mas apresentava dificuldades para sedação.
 
“Ontem no começo da madrugada a gente distribuiu a ação visando justamente uma vaga em UTI Pediátrica, devido à gravidade do caso. Infelizmente não houve tempo. A criança acabou falecendo. Ela teve uma parada, tentaram reanimá-la por muito tempo e infelizmente não foi possível”, disse.
 
Para o defensor, está situação escancara à falta de estrutura do local, embora os profissionais se empenhem ao máximo para atender os pacientes. “Sem sombras de dúvidas são profissionais extremamente dedicados, para estarem ali. O problema é que a UPA não tem a tecnologia, os recursos para conferir a assistência necessária de pessoas que precisam de atenção intensiva”, lamenta.
 
Este é o segundo caso registrado em menos de uma semana em Sinop. Uma bebê indígena identificada como M.K morreu, na tarde de terça-feira (23), com suspeita de meningite. A criança precisava ser avaliada por neurologista e aguardava vaga em uma UTI Neonatal.
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que o óbito se deu em razão de um quadro de pressão intracraniana. Por meio de nota, a Pasta disse que a vaga com o "perfil assistencial que o quadro exigia" não teria sido encontrada.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet