Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Outra realidade

Abertura do hospital municipal esvazia corredores e transforma cenário caótico do pronto-socorro; fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Abertura do hospital municipal esvazia corredores e transforma cenário caótico do pronto-socorro;  fotos
A cena caótica de corredores lotados no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) parece ter ficado no passado. Duas semanas após o esvaziamento destes locais na unidade de saúde, o Olhar Direto esteve nesta terça-feira (30) na unidade e constatou que a realidade agora é outra. Pacientes foram realocados com a abertura de novos leitos e também do novo Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o que ajudou bastante a mudar o cenário de antes.


Leia mais:
Emanuel faz ‘visita surpresa’ ao Pronto Socorro para constatar esvaziamento de corredores; veja vídeo
 
Durante a visita, guiada pelo secretário adjunto de Planejamento e Operações, Milton Correa da Costa Neto, foi possível constatar que os corredores do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá estão sem macas e pacientes deitados no chão. Todos foram transferidos para leitos de outras unidades e também para o quarto andar do PSMC, que teve a reforma entregue também nos últimos dias.

Antes, os pacientes ficavam em macas nos corredores da unidade de saúde, enquanto que outros eram obrigados a encarar o chão do pronto-socorro. Eram costumeiros relatos de furtos e até brigas entre pacientes.


Antes, pronto-socorro tinha pacientes deitados em macas nos corredores. (Foto: Arquivo)

O cenário de hospitais de guerra deu lugar ao que já deveria ser um pronto-socorro. Nas enfermarias, pacientes reestabelecem a saúde em camas totalmente higienizadas e um espaço limpo.
 
Em uma das enfermarias do quarto andar, a reportagem conversou com Cássia de Almeida, que acompanhava o filho, internado desde domingo. Ela relatou que chegou na sala vermelha e depois de pouco tempo os enfermeiros arrumaram um local para que ele deitasse e fosse, algumas horas depois, encaminhado para cirurgia.
 
“Melhorou muito o pronto-socorro, muito mesmo. Era feio as pessoas ficarem no corredor, deitadas no chão. É melhor até para nós, porque antes não tinha espaço”, disse Cássia, que estava deitada em uma das cadeiras de acompanhante. Para ela, esta nova realidade ajuda também na recuperação dos pacientes: “Conseguem descansar com tranquilidade”.
 
O secretário Milton Correia da Costa Neto explicou que esta foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. “Um programa da humanização da Saúde, que é a liberação dos corredores. Fizemos a reforma do quarto andar, onde temos 57 leitos de enfermaria. Além disto, abrimos 21 no São Benedito e 90 no Hospital Municipal de Cuiabá”.


 
Milton lembrou ainda que muitas enfermarias do quarto andar estavam desativadas desde gestões passadas. Sendo assim, quando Emanuel Pinheiro assumiu, iniciou a reforma e fez a entrega. Ele ainda pontua que a abertura do novo Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) foi outro fator determinante para esta nova realidade.
 
Quando o novo hospital estiver operando em sua totalidade, o quarto andar do antigo pronto-socorro continuará com os 57 leitos de retaguarda. Vale lembrar que a unidade será transformada em um hospital materno infantil.
 
“Além de um alívio para o paciente [esvaziamento dos corredores], também é para os servidores que podem transitar tranquilamente. A desocupação do pronto-socorro atual irá transitar de acordo com a abertura do novo HMC, que está sendo aberto em fases. Por enquanto, as UTIs estão apenas no atual”, explicou o secretário.
 
Por fim, o secretário garantiu que, daqui para frente, o pronto-socorro não terá mis pacientes deitados no chão e macas nos corredores. “Chegamos ao nível de que é inaceitável a situação que vimos nas gestões passadas. Existiam os problemas da falta de leito. Com a abertura do HMC, está nos ajudando muito para que não haja mais estes maus-tratos. O paciente está sendo tratado com humanização, carinho e com um leito confortável para tratar a sua doença”.

Com mais de 30 anos sem reforma, o atual PS deverá receber uma nova formatação tão logo a terceira e última etapa do HMC seja entregue à população. O projeto da gestão Emanuel Pinheiro, é submeter à unidade, que atualmente recebe mais de 60% de pacientes de outros municípios do Estado, a uma grande reforma estrutural e, após isso, transformá-la em Hospital da Família (H-FAM).

Na nova formatação, o gestor espera atender um número maior de cuiabanos ofertando-os as especialidades: Materno Infantil, unidade referencial para idosos, Saúde Mental e ainda leitos para pequenas cirurgias e retaguarda para o HMC e para o Hospital Municipal São Benedito.


A primeira etapa do Hospital Municipal de Cuiabá, com o ambulatório, foi entregue no dia 25 de dezembro. De acordo com Emanuel Pinheiro, ele já atende mais de mil pacientes. A terceira e última etapa deve ser entregue em maio e, assim, 100% do hospital passa a funcionar. 

O ministro da Saúde Luis Henrique Mandetta participou, na tarde da última segunda-feira (22), da inauguração da segunda etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e anunciou a liberação de R$48 milhões para o custeio da instituição. Foram lançados, nesta etapa, 90 leitos de enfermaria, além de uma farmácia satélite, laboratório de análises clínicas e um refeitório.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet