Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Requisição administrativa

Plano de solução para reabrir Santa Casa prevê contratação de novos médicos e funcionários

02 Mai 2019 - 18:13

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo / Do Local - Erika Oliveira

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Plano de solução para reabrir Santa Casa prevê contratação de novos médicos e funcionários
O plano de solução para reabrir a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, apresentado pelo governador Mauro Mendes (DEM), prevê a contratação de novos médicos, funcionários em geral e prestadores de serviços. O filantrópico também ficará sob o controle total da Secretaria de Estado de Saúde (SES).


Leia mais
Governo assume a gestão da Santa Casa de Cuiabá e R$ 7 milhões devem ser 'destravados'


O decreto que autoriza a ‘requisição administrativa’ do hospital, que é privado, foi publicado na edição extra Diário Oficial, que circula nesta quinta-feira (2). A Santa Casa está com os serviços e atendimentos paralisados desde o dia 11 de março.

A medida apresentada pelo Estado deve ser o último passo para que sejam destravados os R$ 7 milhões aportados pela prefeitura e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que serão utilizados para pagamento de salários atrasados.

Apesar de assumir a administração, o Governo não irá pagar por nenhuma dívida que a instituição tenha contraído nos últimos anos.

De acordo com o governador Mauro Mendes, a medida não se trata de uma intervenção, e sim, a utilização dos bens móveis e imóveis, além de serviços, apenas para ‘resguardar o atendimento do serviço de saúde’ para o cidadão.

"Todos pensavam apenas em resolver o problema dos trabalhadores. Agora, isto ainda persiste, mas acabamos – por forças da circunstâncias – assumindo a gestão. Temos dificuldade financeira, todos sabem, mas deixar o hospital fechado é o pior dos mundos", disse o chefe do Executivo. 

A Santa Casa está fechada desde o dia 11 de março por falta de pagamentos a fornecedores e funcionários, que estão com cerca de sete meses de salários atrasados.

Em entrevista na semana passada, o governador explicou que a sua equipe tomou a atitude por conta da inércia da prefeitura em não elaborar nenhuma proposta para resolver a situação do filantrópico.

Em visita a Cuiabá neste mês, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta se comprometeu a ajudar a resolver o problema, inclusive com aporte financeiro, mas deixou claro que não disponibilizará nenhum centavo para o filantrópico se não for apresentado um relatório completo sobre a origem da dívida, além de um plano de recuperação econômica da instituição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet