Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

vão na cabine

Prefeito entrega 25 caminhões de lixo e lamenta atropelamento de garis: “querem jogar a culpa na Prefeitura”

Foto: Olhar Direto

Prefeito entrega 25 caminhões de lixo e lamenta atropelamento de garis: “querem jogar a culpa na Prefeitura”
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na manhã desta segunda-feira (6) vinte e cinco caminhões de lixo zero quilômetros, que farão a coleta na capital. Na ocasião, o gestor afirmou que os veículos são novos porque ele faz questão que os garis andem somente dentro da cabine, e não mais na carroceria, e lembrou dos últimos acidentes envolvendo a categoria.


Leia também:
Motorista invade calçada, atropela três garis e foge sem prestar socorro
Procuradora que atropelou gari pede desculpas, doa muletas e R$100 à vítima
Bêbado, motorista atropela gari na Estrada do Moinho com carro de empresa


“Um dos aspectos de ter o caminhão zero quilometro, não foi só a estética. Dura mais, trabalha melhor, otimiza o tempo, cai o custo, a cidade fica mais limpa... não é só a beleza estética, que mostra que Cuiabá é uma cidade bonita, organizada, padronizada, valoriza o cidadão, gosta das pessoas. Mas é também o respeito ao trabalhador”, disse.

O acidente lembrado pelo prefeito aconteceu no último dia 20 de novembro na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá. A responsável foi a procuradora aposentada, Luiza Siqueira de Farias, de 68 anos, que atropelou o gari Darliney Silva Madaleno, de 41 anos. Darliney teve a perna amputada. Pouco após o atropelamento,  submetida a exame de alcoolemia, constatou-se que a condutora  do Jeep que atingiu Darliney estava embriagada.

Em 25 de novembro, outro gari, Misael Feitosa de Almeida, também foi atropelado e teve que ser submetido a cirurgia. No dia 19 de abril, no Tijucal, outros três também foram atropelados de madrugada, mas não se feriram gravemente.

Darliney (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Eu fiquei tremendamente abalado com dois garis que foram atropelados em período noturno trabalhando em Cuiabá. Um perdeu até uma perna, o outro quase perdeu a perna. Foram mutilados”, lamentou o prefeito. “Todos foram vítimas trabalhando a noite, de madrugada, defendendo o sustento da família. Aí vem um ‘nego’ bêbado, atropela o gari, o gari perde uma perna e ainda querem jogar a culpa no prefeito. Ainda querem jogar a culpa na Prefeitura. O cara bebe, pega o carro, vai dirigir, o carro se torna uma arma na mão de um bêbado, atropela o trabalhador, quase mata o trabalhador, mutila o trabalhador, e o cara de pau ainda quer jogar a culpa na Prefeitura. Vai ser irresponsável lá no quinto dos infernos”, afirmou Emanuel.

Segundo Emanuel, a partir de agora deverá ser cumprida a lei que exige que os garis andem dentro da cabine junto ao motorista. O prefeito afirmou que existe um prazo de adaptação, mas pediu à população que fiscalize os trabalhadores, e, sempre que virem algum andando na carroceria, peçam para que ele entre no caminhão.

Entrega

A chegada dos veículos faz parte do conjunto de medidas exigidas no processo licitatório de contratação de empresa especializada na prestação do serviço de coleta e transporte de resíduos, finalizado em 2018.

Apesar do novo modelo de contrato estabelecer que o pagamento à empresa seja feito pela quantidade de resíduos coletados e não mais pelos maquinário, o Município fez questão de assegurar que a vencedora da concorrência pública renovasse a frota.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet