Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Contratará uma parte

Governo deve cortar 40% dos funcionários da Santa Casa de Cuiabá

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Governo deve cortar 40% dos funcionários da Santa Casa de Cuiabá
O secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, anunciou que o governo estima um corte de 40% no número de funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Vale lembrar que agora a unidade de saúde está sob gestão do Executivo Estadual. A medida foi tomada para que as portas do local sejam reabertas. Porém, as dívidas continuam sendo de responsabilidade da sociedade mantenedora.


Leia mais:
Governo define ex-secretário como novo diretor da Santa Casa e estima reabertura em 30 dias
 
A declaração do secretário de Saúde foi feita na última segunda-feira (06), após reunião com os funcionários do local. A estimativa é de um corte de 40% do quadro de colaboradores. Porém, ainda será necessário aguardar a finalização do plano gestor que está sendo elaborado pelo Executivo.
 
O governador Mauro Mendes (DEM) pontuou que dará prioridade à contratação de funcionários que já atuam no local para reabrir a unidade de saúde. “Iremos abrir a possibilidade de a maioria desses profissionais rescindirem com a Santa Casa e passarem a trabalhar para o Governo, recebendo da folha de pagamento do Estado”.
 
Na última segunda-feira, também foi definido que o ex-secretário de Planejamento da Assembleia Legislativa, Abílio Camilo Fernandes, será o novo diretor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que está sob o comando do governo desde o fim da semana passada.
 
“É um profissional com ampla experiência na área do planejamento estratégico, estava disponível, fazendo um diagnóstico da Santa Casa, inclusive, já realizou um plano de ação”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
 
Gilberto esclareceu que todos os esforços estão sendo realizados para que os atendimentos sejam oferecidos à população em 30 dias. O plano estratégico de funcionamento da unidade será apresentado quando estiver totalmente finalizado.
 
“Nós estamos numa força-tarefa para que a Santa Casa volte a funcionar dentro de 30 dias. Vamos adotar todas as providências necessárias para que ela abra as portas. Nós não vamos ficar a conta-gotas informando cada contratação que iremos fazer. As providências internas do processo administrativo vão ser anunciadas quando a Santa Casa estiver pronta para funcionar”, explicou.

Gestão

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, no dia 02 de maio, que o Estado irá gerir a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que está fechada desde março deste ano, por conta de problemas financeiros. Este deve ser o último passo para que sejam destravados os R$ 7 milhões aportados pela prefeitura e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que serão utilizados para pagamento de salários atrasados.

Para 'salvar' a Santa Casa, o governo fará a requisição administrativa de bens e serviços, que é uma espécie de intervenção na unidade de saúde. A medida é tomada nos casos em que há ameaça ou solução de continuidade dos serviços de saúde. Como é uma entidade privada, a empresa receberá uma indenização por parte do Executivo.

Em razão da requisição administrativa da unidade hospitalar, o Estado assume todo o controle do estabelecimento e de seus equipamentos de forma emergencial e temporária, com o objetivo de assegurar o atendimento de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.

A Santa Casa está fechada desde o dia 11 de março por falta de pagamentos a fornecedores e funcionários, que estão com cerca de sete meses de salários atrasados.

A Assembleia Legislativa, assim como a prefeitura de Cuiabá já manifestaram o desejo de repassar R$ 3,5 milhões cada, para a instituição pode quitar parte dos salários atrasados, mas a ação não foi permitida, por conta da falta do plano de viabilidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet