Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Contingenciamento

Reitores da UFMT e IFMT se reúnem com deputados federais para tentar reverter bloqueio de 30%

Foto: Reprodução

Reitores da UFMT e IFMT se reúnem com deputados federais para tentar reverter bloqueio de 30%
Os professores Miryan Serra e Willian de Paula, reitores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), se reuniram com deputados federais para discutir sobre o contingenciamento de 30% das universidades e institutos federais anunciado pelo Governo Federal na semana passada.


Leia também
Quem não quiser arma se defenda com cabo de vassoura, diz deputado sobre decreto de Bolsonaro


Participaram da reunião os deputados federais, Rosa Neide (PT), Valtenir Pereira (MDB), Emanuel Pinheiro Neto (PDT) e o deputado estadual Valdir Barranco (PT), vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Um representante do deputado federal Neri Geller também esteve no encontro.

Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, a deputada federal Rosa Neide explicou que houve um diálogo para reverter o bloqueio de 30% das instituições.

“Dialogamos sobre as estratégias para reverter o corte de 30%, feito pelo governo Bolsonaro no orçamento das Universidades Federais e Institutos Federais”, disse a parlamentar.

Nas últimas semanas, reitores de universidades e institutos federais de todo o Brasil foram surpreendidos pelo anúncio de um ‘corte’ de 30% dos recursos para o ano de 2019. Em entrevistas a imprensa, o ministro da Educação, Abraham Weintraub chegou a declaram que o corte seria feito por conta de ‘balbúrdias’ praticadas nas instituições.

Em nota, a reitora da UFMT expôs que a instituição perderá cerca de R$ 34 milhões com o bloqueio. Já o IFMT calculou que terá uma perda de R$ 31 milhões em seu orçamento.

Em participação de sessão no Senado, na semana passada o comandante do MEC explicou que não existe corte e que o anúncio foi de um contingenciamento para ajudar a equilibrar as contas do país, enquanto a reforma da previdência não é aprovada.

O ministro também afirmou que está disposto a receber os reitores em Brasília (DF) para discutir sobre o assunto e que pode os levar inclusive para conversar diretamente com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet