Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

MEDIDAS DO GOVERNO

Professores da Unemat aderem à greve geral contra bloqueio na Educação e Reforma da Previdência

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Professores da Unemat aderem à greve geral contra bloqueio na Educação e Reforma da Previdência
Os professores de Universidade do Estado de Mato Grosso reagiram ao anúncio do Governo Federal do bloqueio orçamentário para educação e vão paralisar suas atividades na quarta-feira (15). A paralisação tem como pauta a adesão de duas agendas nacionais, a Greve Nacional da Educação e a luta Contra a Reforma da Previdência. Em Cuiabá, um ato está previsto para acontecer na Praça Alencastro, às 14 horas. Várias ações devem acontecer nos campus no interior do Estado. 

 
Leia mais:
Contra corte de R$ 34 mi e Reforma da Previdência, UFMT adere à greve geral

A paralisação dos professores da Unemat soma a uma agenda do campo educacional, definida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), integrando a data ao calendário de lutas aprovado no III Encontro Nacional de Educação (ENE).

Para o Sindicato dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), a paralisação é uma tentativa de impedir que um possível "desmonte do Estado promovido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) avance definitivamente sobre o ensino público brasileiro". Além da agenda da educação, o dia 15 é parte de uma agenda nacional contra a Reforma da Previdência. 
 
“A Greve Nacional da Educação é uma resposta a todos esses ataques que a educação pública, professores e professoras, estudantes, técnicos administrativos vêm sofrendo, com toda essa perseguição ideológica e política. Será um dia em defesa da educação pública, da liberdade de ensinar e aprender”, diz o comunicado enviado à imprensa.

Conforme informações da assessoria de imprensa, além da paralisação das atividades, as subseções da Adunemat, por meio de seus sindicalizados, promoverão atos em várias cidades no interior do Estado onde há Campus da Unemat. Em Cáceres uma passeata com panfletagem está programada para ter início às 8h da manhã do dia 15, encerrando a programação na Unemat com debates e programação cultural. Em Sinop, a programação tem inicia às 9h com palestras, seguida de feira de ciências e passeata, encerrando-se com uma extensa programação cultural na Praça Plínio Gallegaro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet