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Quinta-feira, 18 de abril de 2024

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Clientes não conseguem consultas ou exames após médicos deixarem Agemed por falta de pagamento

Foto: Reprodução/Internet

Clientes não conseguem consultas ou exames após médicos deixarem Agemed por falta de pagamento
Os clientes da Agemed enfrentaram problemas nos últimos anos, depois que diversos médicos e hospitais se descredenciaram do plano de saúde. Além da dificuldade e marcar consultas e exames, eles se depararam com desajustes até mesmo ao tentar cancelar suas assinaturas. A operadora, por outro lado, afirma que firmou sociedade com uma nova empresa, o que lhe dará uma capitalização de até R$ 150 milhões, e pod ajudar a resolver os problemas. 


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O empreendedor social Carlos Elias Junior foi um dos clientes ‘lesados’ pela empresa. Segundo ele, nunca houve nenhum tipo de problema até outubro de 2018, quando a filha, que tem hipotiroidismo, precisava de consulta e exames. “Mas acho que o problema é ainda anterior, só percebemos quando precisamos do plano”, contou ao Olhar Direto.

“Nunca tinha tido problemas com a Agemed. Sempre foi um excelente plano de saúde, com rede restrita, mas de qualidade. Comecei a ficar mais preocupado quando o hospital São Matheus parou de atender, atendendo apenas no P.A. Os problemas começaram quando os meus médicos e laboratórios que estava acostumado a usar, tanto clínicos quanto de imagem, não atendiam mais, e a resposta era sempre a mesma: ‘Senhor, de uns tempos para cá a Agemed parou de nos pagar. Não temos como atendê-lo’”, lembra.

Segundo Carlos, alguns lugares até se propuseram a cobrar o valor de tabela que recebiam da Agemed, para não parar de atender, mas seria pelo particular. Foi depois de vários casos como este que ele decidiu cancelar o plano, e neste momento começou outra batalha.

“Quando o pessoal do contas a receber da Agemed começou à me enviar emails de cobrança, os desafiei à conseguirem uma consulta para mim. Até que enviei um email ao presidente da Agemed e falei que me recusava ficar adimplente em um plano que não funcionava, e que preferia cancelar o plano.  Como fui bastante contundente em minha argumentação, em meia hora uma analista de Joinville, a matriz, me ligou e falou que estornara as parcelas em atraso, que estava me enviando minha carta de carência e que meu plano estava cancelado, conforme eu havia solicitado”.

O problema, segundo Carlos, é que nenhum plano aceita a carta de carência da Agemed, justamente porque ela já perdeu muitos clientes, e as outras operadoras não viram a necessidade da carta para captá-los.

Um caso semelhante aconteceu com a empresária Juliana Garcia. Cliente da Agemed desde 2017, ela passou a ter problemas somente no ano passado, também quando muitos hospitais, clínicas, laboratórios e médicos se descredenciaram, alegando falta de pagamento por parte da empresa. “Logo veio um informativo sobre a intervenção fiscal da Agemed”, lembra.

“No início o hospital São Mateus que trouxe a Agemed pra cá, e atendia perfeitamente. Um ano depois não atendia mais. Hoje a Femina também não atende, nem Jardim Cuiabá. O único hospital que ainda faz atendimento pela agemed é o Santa Rosa”, conta.

Ela também passou a ter problemas com atrasos e demora na autorização de exames. O último foi na autorização de um raio X de esôfago para sua filha de três anos. “Eles não disseram que não vão autorizar, só não dizem quando isso vai acontecer. Pediram prazo de 14 dias úteis e agora dizem que, quando puderem, o setor responsável autorizará. Mas não revelam o motivo da demora”, lamenta.

Além disso, toda vez que liga no 0800, a atendente afirma que ‘já estão providenciando’ a autorização. “Quando peço pra falar com o supervisor ou com o setor de autorização de exames, a atendente diz que não possui atendimento ao cliente nesses setores. Ou seja, ninguém resolve nada”.

Em junho de 2016, a Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou uma Resolução no Diário Oficial da União decretando Regime de Direção Fiscal na Agemed. O motivo seriam “anormalidades econômicas e financeiras graves”. A direção fiscal teria prazo de um ano, mas poderia ser prorrogada.

Procurada pelo Olhar Direto, que fez diversos questionamentos, a operadora de saúde limitou-se em enviar uma nota. Leia a íntegra:

A Agemed Planos de Saúde conclui em breve o trabalho de reorganização da rede de parceiros prestadores de serviços e de revisão de processos internos iniciado em meados do ano de 2018. A reestruturação, agora em fase final, possibilitou redução de custos e vai garantir que a empresa retome a política de crescimento implementada em anos anteriores. A operadora mantém um canal específico de contato com os clientes e garante os atendimentos nos prazos determinados. A operadora está à disposição pelo 0800 943 44 44 para buscar solução para quaisquer problemas enfrentados pelos beneficiários.

Após a publicação da matéria, a Agemed entrou em contato e enviou novas informações sobre um acordo feito com a Starboard Asset Ltda, que prevê capitalização de até R$ 150 milhões para a operadora de saúde. Leia a íntegra:

Novo sócio Investidor na Agemed

A Agemed Saúde e a Starboard Asset Ltda firmaram acordo vinculante que prevê capitalização de até R$ 150 milhões da operadora de planos de saúde catarinense. Os recursos serão destinados prioritariamente ao atendimento do marco regulatório do setor, com a recomposição das margens de solvência, e a investimentos necessários na operação. Em paralelo está em andamento plano de readequação da rede assistencial e a negociação de acordos com prestadores de serviços.

O indicado pela Starboard para o cargo de CEO da companhia é Francisco Pedro Soares Brandão. O Presidente e Fundador da empresa, Pedro Assis, ocupará a presidência do Conselho de Administração.

Fundada em 1998, a Agemed atende aproximadamente 270 mil beneficiários nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Gross do Sul, entre outros.

A empresa é especializada em planos corporativos. A capitalização vai possibilitar a consolidação dos negócios e a retomada da trajetória de expansão, garantindo o elevado padrão de qualidade no atendimento aos clientes, característica que a Agemed preserva em seus 21 anos de história. A conclusão da transação é prevista para o mês de julho de 2019 tempo necessário para cumprir as exigências regulatórias da ANS e para a realização de diligências confirmatórias.
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