Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Luta pela vida

Família faz campanha para conseguir doador de medula para criança de 5 anos e vende camisetas

Foto: Arquivo Pessoal

Família faz campanha para conseguir doador de medula para criança de 5 anos e vende camisetas
Familiares e amigos da pequena Sophia Vitória, de apenas cinco anos, realizam uma campanha nas redes sociais para conseguir doador de medula para menina. Sophia está em tratamento contra a leucemia desde 2016 no Hospital de Câncer de Mato Grosso e de acordo com os médicos, somente o transplante de medula poderá salvar a menina. Sophia não tem irmãos e por isso a família pede para que as pessoas se cadastrem para aumentar a chance de encontrarem um doador. 


Para dar visibilidade para a causa e ajudar nos custos do tratamento, a família está vendendo camisetas no valor de R$ 30.

Leia mais
Hospital de Câncer precisa de doações urgente de fraldas e alimentos; saiba como ajudar
 
Segundo a mãe da menina, Rosângela Gonçalves da Silva, Sophia apresentou uma infecção alta no sangue aos três anos de idade. Foram cerca de cinco meses com esse quadro de infecção. Os médicos passavam apenas antibiotico para ela por achar que resolveria, mas a doença foi se agravando até chegar ao ponto da menina não andar, não falar, apenas chorar. A criança se queixava de dores, mas por ser muito pequena não sabia explicar onde estava doendo.

“Levei minha filha nos melhores e mais caros médicos de Cuiabá para ver se algum deles desvendavam os motivos dela sentir tanta dor. Um deles me disse que ela tinha adquirido alergia aos medicamentos e que apenas a vacina resolveria. Depois de alguns dias de peregrinação atrás de médicos, ela não aguentou e foi internada as pressas na Femina. Ela gritava de dor e tomava morfina há cada duas horas com febre de 40 graus”, diz Rosângela.


Ela conseguiu marcar um exame especifico para a Sophia com a hematologista do Hospital de Câncer de Mato Grosso, Drª Suely. “Ela pediu uma biopsia da medula e com sete dias o resultado apontou para Leucemia Linfobática Aguda tipo B (LLA)”. Nossa foi desespero você saber que a sua filha adquiriu uma doença grave por que ficou muito tempo com quadro de infeção gravíssima, isso fez com que as células de defesa do corpo dela entrassem em" Parafuso" alterando sua função. Isso se deu principalmente por  irresponsabilidade dos médicos que a gente acha que está apto a cuidar do seu filho e na verdade não está”, desabafa.
 
Sophia iniciou o tratamento, mas devido ao tempo de demorou para começar, a quimioterapia já não tinha o mesmo efeito no organismo dela. Segundo a mãe, o tratamento não foi totalmente eficaz. “Em dezembro de 2018 ela recebeu alta do tratamento, mas infelizmente em março ficamos sabendo que a doença voltou, e voltou pior e mais forte”, diz. A solução para a doença da menina passou a ser apenas um transplante de medula.

Como ser um doador 

O MT - Hemocentro disponibiliza todas as condições técnicas e segurança às pessoas que desejam ser doadoras voluntárias de sangue e às pessoas que têm a intenção de fazer o seu cadastro para serem doadoras de medula óssea - a matriz do sangue que contém as células mãe (células tronco) que dão origem aos glóbulos brancos e plaquetas e se localiza na parte interna dos ossos.
 
As pessoas altruístas que têm a intenção de serem doadoras devem se dirigir, munidos de RG e com endereço residencial completo, até o setor de Serviço Social de Doadores no MT - Hemocentro para fazer o cadastro. A pessoa preenche uma ficha de inscrição e o termo de consentimento (o documento autoriza a realização do exame de HLA – estudo do teste de compatibilidade da medula óssea).
 
O documento autoriza, também, o posterior encaminhamento do nome do provável doador ao Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
Após o preenchimento e a assinatura da ficha de inscrição e do termo de consentimento é colhido 10 ml de sangue do potencial doador que posteriormente é encaminhado (pelo MT - Hemocentro) aos Centros Credenciados e Especializados (Laboratórios de Imunogenética) para fazer o exame de compatibilidade.
 
Contatos

Para quem tiver interesse em adquirir as camisetas e se cadastrar como possível doador, pode entrar em contato através do telefone (65) 98139-0300 / 99646-8870 ou ir até o Hemocentro localizado na Rua Treze De Junho, nº 1055, Bairro Porto, Cuiabá . Telefones (65) 3321-0351 e (65) 3623-0044.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet