Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Colaborador da Sodoma

Delegado cita possibilidade de delação para empresário do ‘jogo do bicho’ ligado a Carlinhos Cachoeira

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Delegado cita possibilidade de delação para empresário do ‘jogo do bicho’ ligado a Carlinhos Cachoeira
O delegado titular da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Flavio Stringueta, disse que uma postura colaborativa do empresário Frederico Muller Coutinho, preso na ‘Operação Mantus’ após ser apontado como líder de uma organização do ‘jogo do bicho’, em Mato Grosso, pode ajudá-lo a reduzir ou até extinguir a sua pena, desde que a delação seja feita “para cima”. “Tem que apontar alguém que seja maior que ele”, pontua. Vale lembrar que, conforme o apurado pelo Olhar Direto, ele teria ligação com Carlinhos Cachoeira, nacionalmente conhecido após um escândalo de corrupção do governo Lula.


Leia mais:
PCE não raspa cabelo de Arcanjo, permite uso de anel e delegado questiona privilégios
 
Questionado sobre o porquê do silêncio do empresário durante a sua oitiva, na última quarta-feira (05), o delegado apontou que ele apenas se prejudica com isto. “Como já disse anteriormente. Não precisamos dos depoimentos deles para comprovar a participação nos crimes. Mesmo assim, alguns da FMC Ello resolveram falar e confirmaram, praticamente assinaram o que a gente já sabia. Isso mostra que nosso trabalho foi bem feito”.
 
“O silêncio dele deve ser uma estratégia da defesa. Devem estar aguardando para elaborar algo. Se o Frederico confessar e fizer uma delação para cima, para pegar pessoas maiores que ele, pode responder todo o processo em liberdade e nem ser apenado no final. Tenho convicção de que ele trabalhava para alguém aqui. Outro bicheiro, de fora”, pontua o delegado.
 
Conforme apuração do Olhar Direto, a pessoa de Goiás a quem Frederico responderia seria o empresário Carlinhos Cachoeira, que ficou nacionalmente conhecido por estar envolvido em um esquema de corrupção que buscava fundos para a campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores e do Partido Socialista Brasileiro no Rio de Janeiro.
 
Stringueta pontua também que a linha de investigação é que João Arcanjo teria algum elo com um bicheiro do Rio de Janeiro. As investigações devem prosseguir em Mato Grosso. “É complicado trabalhar com polícia de outro estado em que lá eles não combatem o jogo do bicho”. Vale ressaltar que a Polícia Civil de Mato Grosso tem autonomia para atuar em qualquer unidade da federação.
 
Até agora, os depoimentos colhidos dos membros da Ello, em que diversas pessoas confirmaram a participação e a liderança do empresário, complicam Frederico Coutinho, conforme o delegado.
 
O empresário Frederico Müller Coutinho é um dos delatores da Operação Sodoma, que investigou fraudes que resultaram na prisão do ex-governador Silval Barbosa. Müller trocava cheques no esquema e chegou a passar dinheiro para o então braço direito do ex-governador. Os cheques teriam sido emitidos como parte de um suposto acordo de pagamento de propina ao grupo político do ex-governador.
 
A operação
 
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Fazenda e Crimes Contra a Administração Pública (Defaz) e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou na manhã do dia 29 de maio a Operação Mantus, com o escopo de prender duas organizações criminosas envolvidas com lavagem de dinheiro e com a contravenção penal denominada jogo do bicho.
 
A operação visou dar cumprimento a 63 mandados judiciais, sendo 33 de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão domiciliar, expedidos justamente pelo juiz da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, Jorge Luiz Tadeu.
 
As investigações iniciaram em agosto de 2017, descortinando duas organizações criminosas que comandam o jogo do bicho em Mato Grosso. Ambas movimentaram em um ano, apenas em contas bancárias, mais de R$ 20 milhões.
 
Uma das organizações seria liderada por João Arcanjo e seu genro, Giovanni Zem Rodrigues. A outra é liderada por Frederico Muller Coutinho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet