Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

E.E. Heliodoro Capistrano

Educadora de Cuiabá vence fase regional do 12º Prêmio Professores do Brasil

Foto: Divulgação

Educadora de Cuiabá vence fase regional do 12º Prêmio Professores do Brasil
A professora de Língua Portuguesa Célia Dione Macedo Silva, da E.E. Heliodoro Capistrano da Silva, localizada em Cuiabá, foi a vencedora da região Centro-Oeste da 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil, categoria Ensino Fundamental 6º ao 9º ano. Ela concorreu com o trabalho "Se as mulheres não têm voz, o seu grito não tem som".


De acordo com o Governo do Estado, com  o  prêmio, a professora e demais finalistas regionais ganharam uma viagem para o Canadá, paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para conhecer experiências educacionais daquele país.

Leia Mais:
Juíza condena Estado a indenizar professora em R$ 22 mil e reconhecer estabilidade gestacional

Segundo Célia, o foco de seu projeto é combater a violência doméstica, fazendo com que os homens tenham noção da gravidade do problema e passem a respeitar a mulher. A ideia de fazer um trabalho abrangente surgiu durante as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), após ouvir relatos de violência doméstica entre os alunos.

“Levei em conta o fato de Mato Grosso estar entre os cinco Estados com maior registro de violência contra a mulher. Fiz um questionário, e na tabulação, o resultado surpreendeu. A maior parte, uma quantidade significativa de alunos e alunas, vivenciou algum tipo de violência em casa”, destaca.

Célia Dione explica que um dos desafios era trabalhar a questão, não como uma bandeira feminista e tampouco uma cruzada contra os homens, mas chamá-los para entender a gravidade que é a violência doméstica. Os alunos dela são jovens e adultos, com idade entre 15 e 50 anos. Ela frisa que o objetivo foi atingido, pois os alunos entenderam a questão do respeito com a mulher.

Conforme a assessoria, a professora ressaltou que seu trabalho é uma proposta que faz a diferença na vida das pessoas e que pode ser aplicada em qualquer escola do país.  “O engajamento dos alunos é tão grande que até hoje recebo mensagens de ex-alunos que deram continuidade nos estudos e estão fazendo faculdade”.

CANADÁ

Célia Dione e os demais vencedoras das etapas regionais do prêmio viajaram para a capital canadense, Ottawa.  Foram sete dias – de 26 de maio a 1º de junho – para conhecer as experiências educacionais daquele país.  Durantes esse período, os professores visitaram escolas, acompanharam o trabalho dos professores canadenses em sala de aula e visitaram muitos museus.

“Os canadenses estão comprometidos com a educação. Eles se orgulham em ter uma educação exemplar”.

PRÊMIO

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, juntamente com instituições parceiras, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Criado em 2005, o prêmio possui seis categorias: Creche, Pré-Escola, Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental), 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet