Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

1.366

Ações de extensão da UFMT atingem mais de 457 mil pessoas em Mato Grosso em 2018

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Ações de extensão da UFMT atingem mais de 457 mil pessoas em Mato Grosso em 2018
As ações de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atingiram mais 450 mil pessoas em Mato Grosso no último ano. Segundo dados apresentados ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), 98,61% das 1.366 ações de extensão foram realizadas. Se somadas as ações que não se aplicam a eventos, o número chega em 1.843.434 pessoas.


Leia mais:
Estudantes da UFMT expõem produções acadêmicas durante mostra em Parque de Cuiabá

"Na resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em novembro do ano passado, dentre vários critérios, a extensão é definida como a interação dialógica com a sociedade para sua transformação, não é só levar algo pronto", explica a coordenadora de extensão, Sandra Jung de Mattos.  "Se somarmos todos os projetos, incluindo ações mensuradas pelos coordenadores e que não se aplicam a eventos, a extensão da UFMT chegou a 1.843.434 pessoas no ano passado", completa.

As ações envolvem diretamente os estudantes da Universidade, por concessão de bolsas ou atividades voluntárias que são proporcionados por meio de editais de Programas de Bolsa Extensão (PBEXT). Sandra Mattos esclarece que tais atividades não podem analisadas separadamente do ensino e da pesquisa porque “acontecem simultaneamente, são indissociáveis”.

O Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2018 aponta que 4.792 discentes realizaram atividades de extensão, com organizadores e executores. Somente para todos os campi da UFMT, foram atingidos 26.584 alunos.Já programas de extensão, distribuídos em 15 tipos, totalizam 8363 atividades.

Somente em seminários, também no ano passado, foram executadas 466 ações. Já para os cursos, foram registrados 1210 atividades, segundo Relatório de Gestão e Prestação de Contas. Em relação às ações culturais, o número chega em 865.

"A cultura não é só também o que envolve apresentações, mas tem todo um processo, que envolve, por exemplo o patrimônio imaterial. O termo é bem amplo, mas a UFMT faz muito bem esse processo em ações da Orquestra Sinfônica, do Coral e do Cineclube, que são projetos consolidados e fazem parte da história da Universidade e da região", destaca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet