Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

esportes equestres

"O esporte equestre viabiliza a existência do cavalo", diz criador em protesto em frente à AL; Veja fotos e vídeo

18 Jun 2019 - 11:53

Da Reportagem Local - Fabiana Mendes / Da Redação - Isabela Mercuri

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cerca de 300 cavaleiros, além de mais 800 pessoas em carros, participam na manhã desta terça-feira (18) de uma manifestação pelos esportes equestres. O protesto é uma reação a uma decisão do Ministério Público do dia 1º de junho, que proibiu a realização das provas de laço em dupla e técnico na 7ª Semana do Cavalo, em Cuiabá.


Leia também:
Manifestação em prol dos esportes equestres fecha ruas em Cuiabá nesta terça

“Tivemos um prejuízo de 400 mil reais no evento devido ao Ministério Público embargar a prova na sexta às nove da noite. Já tinha gente que tinha andado dois mil quilômetros para ir ao evento. Nosso evento estava sendo anunciado há 30 dias, e eles deixaram para a última hora, não nos dando chance de se defender ou tentar reverter”, lamentou Cae Póvoas, organizador da manifestação.



Segundo Cae, estão presentes nesta manhã criadores e empresários do segmento. “Estamos aqui hoje no intuito de, com os deputados, regulamentar os esportes equestres. Nosso segmento vem sofrendo varias ações do Ministério Público junto às ONGs que causam prejuízos imensuráveis, tanto financeiros quanto emocionais. Nós não somos bandidos, queremos trabalhar, queremos lutar pelo nosso direito de trabalhar”.

Cae Póvoas, organizador da manifestação (Foto: Olhar Direto)

Os manifestantes saíram às 8h da manhã do Haras Twin Brothers e percorreram cerca de 10 quilômetros até a Assembleia Legislativa, passando em frente ao Ministério Público Estadual. O organizador cita que eles já têm o apoio de diversos parlamentares estaduais, e que a intenção é de levar a discussão também ao Congresso Nacional, onde já têm o apoio do deputado federal Eduardo Bolsonaro.  

André Turone, criador de cavalo pantaneiro, também está presente na manifestação, e afirma que, atualmente, os cavalos só sobrevivem porque ainda são úteis para os esportes equestres. “O evento esportivo equestre é o que vai manter, viabilizar, a existência do cavalo. A ausência dos esportes vai fazer os cavalos desaparecerem, porque eles não tem mais utilidade. É preciso que a sociedade entenda que os cavalos tiveram várias etapas de importância na vida da organização mundial. Eles já foram meios de transporte, implemento agrícola puxando arado, equipamento de guerra, mas tudo isso já foi substituído por equipamentos modernos. E o que sobra? Participar de uma cavalgada, de um evento esportivo. E essa união homem-cavalo, ao longo da história da humanidade, sempre foi muito importante. Ela é um elo de contato entre os humanoides e o mundo que a gente chama de animal, mas que no cavalo e no cão encontra sua maior expressão de relacionamento em todo o planeta”, disse.


André Turone, empresário do turismo e criador de cavalo pantaneiro (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)


O empresário cria em torno de 130 cavalos na cidade de Poconé. Segundo ele, outra consequência desta proibição é o impacto nos empregos. “Só no meu caso, tenho três pessoas diretamente ligadas na fazenda só para cuidado de cavalo. E tem mais um veterinário e todo o mundo das rações, da medicina. Somos pioneiros na transferência de embrião, então temos a equipe que cuida disso. Preparamos animais para prova, e precisamos de uma equipe de treinadores... então olha, só no meu caso, quantas pessoas envolvidas. É um sem número de empregos, de pessoas que amam os cavalos antes de mais nada”.

Para Turone, o ideal seria que fossem estabelecidas regras para os esportes, e não sua proibição. “Falam tanto de maus tratos ao gado... É simples: estabeleçam regras baseados em observações medicinais, peguem num cenário de um rodeio com X animais, vejam as consequências, e criem regras que a gente aceita. O que não pode é suspender provas por critérios não fundamentados na ciência, e apenas por emoções de quem está querendo aparecer em cima de uma atividade que é muito séria”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet