Olhar Direto

Terça-feira, 12 de novembro de 2019

Notícias / Cidades

Celulares apreendidos na PCE iriam para líderes do CV e esquema era antigo, diz delegado

Da Redação - Vinicius Mendes / Da Reportagem Local - Thaís Fávaro

18 Jun 2019 - 12:16

Foto: Assessoria PJC-MT

Celulares apreendidos na PCE iriam para líderes do CV e esquema era antigo, diz delegado
O delegado Frederico Ferdinando Murta, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil, afirmou que os 86 aparelhos celulares que foram apreendidos no último dia 6 de junho, e que entrariam na Penitenciária Central do Estado (PCE) com auxílio do diretor da unidade prisional, eram destinados a líderes do Comando Vermelho. Ele ainda afirmou que a relação entre servidores penitenciários e policiais militares, para atuar na entrada de aparelhos de celular na penitenciária, é antiga.
 
Leia mais:
Diretor da PCE e policiais militares são alvos de operação por 'negociar' entrada de celulares
 
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu na manhã desta terça-feira (18) sete mandados de prisão e oito ordens de busca e apreensão, na operação “Assepsia”, deflagrada após investigações da GCCO sobre a entrada de aparelhos celulares em unidades prisionais do Estado.

As 15 ordens judiciais são pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, e foram expedidas depois de representação dos delegados e manifestação favorável do Ministério Público Estado, via o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO). O diretor da PCE, o sub-diretor e outros três policiais militares são alvos da ação.
 
A operação é resultado de investigações que foram realizadas após a apreensão de mais de 80 celulares, além de chips e carregadores, que foram encontrados escondidos dentro de um freezer que seria entregue na unidade prisional. O delegado disse não saber confirmar o valor de tudo o que foi apreendido nem para o que seria usado, especificamente, mas afirmou que iria para o Comando Vermelho.
 
“Acho bastante precário falarmos do que seria feito com os aparelhos. O que nós conseguimos comprovar foi que os aparelhos estavam entrando na penitenciária, arquitetado de alguma forma com envolvimento destes servidores, e que os celulares seriam distribuídos lá dentro, que eram destinados a uma das lideranças do Comando Vermelho”, disse.
 
Além disso, o delegado também afirmou que esta não foi a primeira vez que os servidores penitenciários e os policiais atuaram juntos para a entrada de aparelhos celulares dentro da PCE.
 
“O que eu posso confirmar é que esta relação entre os servidores da penitenciária e estes militares que hoje foram alvos da operação, é que já se desenrolava há algum tempo, já tinham este acesso ali há algum tempo, não foi uma conduta isolada”.

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ANTONIO
    19 Jun 2019 às 08:42

    Troca de secretario de Segurança logo

  • Roberto
    18 Jun 2019 às 22:54

    Quero crer que os celulares serviriam para ouvir o que os presos fazem, falam, planejam! Se vc buscar a ficha funcional desses servidores, verão que a décadas estão em comportamento excepcional, ja derrubaram muitos bandidos, como a própria polícia civil reconhece os serviços prestados pelo diretor da PCE, pena que o trabalho foi estragado! E Quem esta na chuva é para se molhar!

  • Antônio
    18 Jun 2019 às 15:58

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Velho Chico
    18 Jun 2019 às 13:41

    Eu não entendi foi a questão do freezer. É permitida a entrada legalmente de eletrodomésticos no presídio? Por favor, alguém me explique.

  • AVANÇA LOGO MT
    18 Jun 2019 às 12:39

    Mas como isso acontecia na cara das autoridades esses secretários de seguranças não viam esse tanto de celular dentro dos presídios ??

  • AVANÇA LOGO MT
    18 Jun 2019 às 12:38

    Mas como isso acontecia na cara das autoridades esses secretários de seguranças não viam esse tanto de celular dentro dos presídios ??

Sitevip Internet