Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

FRAUDE NO ENADE

Alunos da FAUSB repudiam reportagem do Fantástico e dizem que acusação é infundada

Foto: Reprodução/Rede Globo

Alunos da FAUSB repudiam reportagem do Fantástico e dizem que acusação é infundada
Por meio de uma carta enviada ao Olhar Direto, alunos da unidade de Várzea Grande das Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão (FAUSB) repudiaram a reportagem do Fantástico exibida no último domingo (16), que apontou fraudes em três universidades da região metropolitana de Cuiabá. Segundo eles, a acusação é infundada.


Leia mais:
No Fantástico, faculdades de Cuiabá são acusadas de fraude para obter boas notas no Enade

“Estas insinuações são infundadas, pois os alunos desta instituição são aprovados por competência e dedicação aos estudos, orientados por profissionais capacitados. O relacionamento entre acadêmicos e coordenação dos cursos é totalmente aberto, e os serviços prestados por estes docentes são altamente satisfatórios. Profissionais prontamente acessíveis a resolução de conflitos corriqueiros no âmbito educacional de ensino superior”, diz nota.

Os alunos ainda explicam que cabe ao Ministério da Educação (MEC) e à Justiça investigar o caso. Ele acrescentam que cumprem todos os requisitos para a formação, assim como a instituição.

"Temos certeza de que a Faculdade está de portas abertas para receber todos que assistiram esta reportagem, e apresentar dados verídicos que consolidam sua integridade", conclui.

O caso

A reportagem do Fantástico traz a denúncia de um estudante de administração ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que acusa a FAUSB, Faculdade de Cuiabá (Fauc) e Faculdade Cândido Rondon de fraude na realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O exame é feito para analisar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. As três faculdades, em 2015, tiveram notas um ou dois no Enade. Para assegurar uma boa nota no teste aplicado em 2018, a direção dessas faculdades fez com que somente os bons alunos participassem, apressando então a formatura dos alunos de menor rendimento.

Uma das faculdades teria, inclusive, ameaçado reprovar aqueles que se negassem a participar do esquema. Uma das gravações obtidas pelo Fantástico indica que as faculdades também interromperam as aulas de graduação para dar um curso preparatório para o Enade.

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, já foi iniciado um processo de investigação. "Já enviamos questionário à instituição de ensino, já recebemos, estamos fazendo agora a apuração interna e assim que concluirmos encaminharemos ao Ministério da Educação", afirma.

Confira a nota dos alunos na íntegra:

Os acadêmicos de graduação que já se formaram, os que estão por se formar na FAUSB – Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão, todos abaixo relacionados (e outros que preferiram se manter no anonimato por receio de exposição de imagem) deixam aqui seu repúdio à reportagem exibida no “Fantástico” da Rede Globo, no último dia 16/06/2019. No programa são citadas suspeitas de fraude no ENADE, e enfatiza que os alunos são aprovados sem mérito, insultando a reputação da instituição e de seus acadêmicos. Da forma exposta generaliza levianamente que TODOS são partícipes dos atos mencionados. O que não é verdade.

Estas insinuações são infundadas, pois os alunos desta instituição são aprovados por competência e dedicação aos estudos, orientados por profissionais capacitados. O relacionamento entre acadêmicos e coordenação dos cursos é totalmente aberto, e os serviços prestados por estes docentes são altamente satisfatórios. Profissionais prontamente acessíveis a resolução de conflitos corriqueiros no âmbito educacional de ensino superior.

Enfatizando os cursos de graduação, pelo qual estamos manifestando nossa indignação, agradecemos ao coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, Sr. Edson Trombine pelo excelente trabalho e serviços prestados, estando sempre presente, orientando e respaldando todos os acadêmicos.

Se houve alguma fraude, cabe ao órgão fiscalizador (MEC – Ministério da Educação e Cultura) e à justiça, dar seu parecer sobre o caso. A priori, não há nada que desabone a integridade das Faculdades citadas na reportagem, até mesmo porque, nós como graduados e graduandos, cumprimos todos os requisitos necessários para formação acadêmica, assim como a instituição cumpriu com suas obrigações para com os acadêmicos.

Temos certeza de que a Faculdade está de portas abertas para receber todos que assistiram esta reportagem, e apresentar dados verídicos que consolidam sua integridade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet