Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

sem lixo no rio

Balsa Ecológica deve recolher 10 toneladas de lixo por mês e terá efeito pedagógico

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Balsa Ecológica deve recolher 10 toneladas de lixo por mês e terá efeito pedagógico
Cumprindo a promessa de voltar-se para o rio Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lançou, na manhã desta segunda-feira (24), a balsa ecológica que fará a coleta fluvial de lixo. A previsão de recolhimento é de 10 toneladas de lixo do rio por mês. A ação faz parte de medidas exigidas no processo licitatório, finalizado em 2018, que resultou na assinatura de contrato com a Locar Gestão de Resíduos.


Leia também:
Prefeito entrega 25 caminhões de lixo e lamenta atropelamento de garis: “querem jogar a culpa na Prefeitura”

Além da balsa para coleta fluvial, o contrato com a Locar inclui, também, as lixeiras subterrâneas e os novos caminhões de lixo, com espaço para os garis na boleia do caminhão, que já foram entregues. Até o final de 2019, Emanuel afirma que todas as casas da capital receberão água tratada na torneira 24 horas por dia, e a capacidade de coleta de esgoto sanitário deve dobrar. Todas essas ações fazem parte do programa ‘A Emergência Cuiabana – 300 anos no Saneamento Básico’.

“A quarta etapa é a entrega da balsa ecológica. Ela representa exatamente o anseio da população cuiabana. Ou seja, o inédito feito de fazer a coleta do lixo fluvial. Pela primeira vez na história vamos coletar o lixo jogado no Rio Cuiabá. Além da preocupação com a limpeza, essa balsa ecológica vai ter um fator pedagógico, porque no máximo uma vez por mês eu quero apresentar à sociedade aquilo que nós estamos recolhendo que é jogado indevidamente no rio Cuiabá. Infelizmente, a gente recolhe televisão, cadeira, sofá, isopor, bicicletas, ferramentas de tudo que é jeito, que são despejados no Rio Cuiabá pelas pessoas que moram em Cuiabá ou Várzea Grande”, afirmou o prefeito. “Vamos conscientizar a população que não se deve fazer isso. Não adianta só cobrar da prefeitura e ficar jogando objetos no Rio Cuiabá. Salvar o rio Cuiabá é um esforço conjunto”.

A entrega da balsa era um pré-requisito contratual para a empresa que ganhasse a licitação e, por isso, não há custo adicional para a Prefeitura. Além disso, a Locar receberá de acordo com a quantidade de lixo que conseguir recolher. “Com isso, não só vamos melhorar, dar mais eficiência à limpeza, à coleta de lixo da cidade, como vamos ter um controle maior da empresa que presta o serviço”, completou o prefeito.

A balsa vai recolher o lixo do rio todos os dias, e contará com uma equipe de três funcionários, sendo um operador e dois ajudantes. Ela possui 7.20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet