Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Rancho Dourado

Projeto de equoterapia em Cuiabá auxilia 164 crianças e vagas devem ser ampliadas

Foto: Reprodução/Assessoria

Projeto de equoterapia em Cuiabá auxilia 164 crianças e vagas devem ser ampliadas
O projeto de Equoterapia mantido pela Prefeitura de Cuiabá auxilia -  atualmente - 164 crianças da rede municipal da educação com necessidades especiais. O tratamento utiliza o método terapêutico e educacional, por meio de cavalo, buscando desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes.


Leia mais:
Oftalmologista realiza consultas e exames gratuitos uma vez ao mês para população carente

"Vejo o quanto Valentina fica feliz quando vem para o Rancho Dourado. Esse é um projeto realizado por uma equipe competente e uma gestão que está preocupada e valoriza as crianças. A evolução da Valentina é tanta, que já conta historinhas ao fazer os exercícios de equoterapia. Ela está evoluindo muito bem, desenvolvendo a fala e a gente abraça essa causa junto com o prefeito", pontua a contadora Jackeline Leite Gonçalves, mãe de Valentina, que tem Síndrome de Jacobsen.

O atendimento teve início em 2015, com 30 alunos com Autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Hoje os atendimentos chegam a 70 alunos em parceria com o Haras Twin Brothers e 94 no Equitakids/Rancho Dourado Eireli. 

"A ampliação do projeto para que possamos atender as necessidades dos nossos alunos foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, e estamos trabalhando para aumentar o número de vagas. Em 2017, o projeto atendia 60 alunos, hoje mais que dobramos as vagas e vamos continuar trabalhando para que possamos aumentar ainda mais esse número", afirmou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

Para participar, a família solicita encaminhamento do médico que, estando a criança apta a equoterapia, a escola solicita a vaga. Por conta da grande demanda, os pais precisam assinar um termo e, se a criança faltar três vezes sem justificativa, a vaga é passada para a próxima da lista de espera.

A equoterapia é considerada uma das formas mais eficazes para reabilitação de pacientes com problemas motores, sendo indicada também nos casos de paralisia cerebral, lesões neuro-motoras (cerebral e medular), deficiências sensoriais (áudio-fono e visual), patologias ortopédicas, síndromes genéticas, autismo e outros.

A criança manuseia e monta os cavalos que em razão da sua andadura tridimensional, emitem para o cérebro do praticante, de 120 a 180 estímulos. Entre os benefícios da equoterapia estão a organização do esquema corporal e do espaço temporal, melhorias na coordenação motora e destreza, estímulo ao raciocínio lógico e matemático e ao sentido da realidade, desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita. A atividade minimiza os distúrbios comportamentais tornando a criança mais sociável, melhorando a sua autoestima, sua autoimagem e autonomia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet