Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

EDUCAÇÃO ÀS ESCURAS

Energisa ameaça cortar luz da UFMT e dá prazo para pagamento de contas atrasadas

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Energisa ameaça cortar luz da UFMT e dá prazo para pagamento de contas atrasadas
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, poderá ficar sem energia elétrica nos próximos dias. A instituição já foi notificada pela concessionária Energisa. Conforme adiantado pelo Olhar Direto, caso o corte o corte orçamentário de 30% no ensino superior, anunciado, em março, pelo Governo Federal, não fosse revisto, o Campus poderia ficar sem serviços básicos.


Leia mais:
UFMT cancela eventos, fica sem água e luz e deve parar se corte de R$ 34 milhões não for revisto

Procurada, a UFMT informou que foi notificada pela empresa Energisa quanto à possibilidade de interrupção na prestação de serviços por falta de pagamento, mas que, em negociações, conseguiu o adiamento do prazo para a próxima sexta-feira (5).

A UFMT já atuava no limite do orçamento desde 2014, quando houve redução na verba de custeio, relacionada às obras e equipamentos do campus. Em entrevista recente, a reitora Myrian Serra, disse que várias medidas foram adotadas de forma emergencial, com a esperança de que o corte fosse revisto em até 60 dias, fato que não aconteceu. “Nós temos a compreensão de que é uma situação insustentável para a educação superior brasileira”, disse na ocasião.

O Ministério da Educação comunicou no dia 30 de março o bloqueio de 30% na verba de todas instituições de ensino federais do país. O anúncio foi feito depois das reações críticas ao corte de verba de três universidades que foram palco de manifestações. São elas: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, o ministro Abraham Weintraub comentou que "universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico e estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”.

A UFMT oferece atualmente 113 cursos de graduação, sendo 108 presenciais e cinco na modalidade a distância (EaD), em 33 cidades mato-grossenses. São cinco Campus e 28 pólos de EaD. Na pós-graduação, são 66 programas de mestrado e doutorado. A instituição atende 25.435 mil estudantes, distribuídos em todas as regiões de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet