Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

preservação ambiental

Cota zero da pesca trará ações para ribeirinho e melhorias para turismo, projeta secretário

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Cota zero da pesca trará ações para ribeirinho e melhorias para turismo, projeta secretário
Em defesa do projeto que proíbe o transporte, armazenamento e comercialização de peixes no Estado por cinco anos, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Cavalho garantiu que a população ribeirinha não será prejudicada e projetou melhoras para o turismo, caso o texto seja aprovado pela Assmebleia Legislativa.


Leia também
Deputado diz que cota zero para pesca amadora deixará cidade fantasma e muda projeto do governo


Conforme o secretário, o Governo já iniciou e deve lançar mais ações para que a população que vive da pesca não tenha problemas com a aprovação da legislação, que visa fomentar o setor de turismo em regiões como o Pantanal.

“O Estado encaminhou para a Assembleia essa mensagem de transporte zero, a pesca esportiva continua, o peixe poderá continuar sendo consumido na beira do rio, na beira do Pantanal sem problema nenhum. O que está sendo levado para a Assembleia é o transporte do peixe. Lógico que existe uma preocupação com os ribeirinhos e por isso o governador está reformando a orla de Santo Antônio de Leverger, a orla de Barão de Melgaço. Estamos também atrás de recursos da área da cultura para a restauração da usina Itaicy para passeio turístico nessa região”, explicou o comandante da Casa Civil em recente entrevista a rádio Capital.

“Milhares de mato-grossenses hoje vão para a Argentina para pescar porque as pessoas vem para o Pantanal, para os nossos rios e ficam lá três, quatro dias e muitas vezes não consegue pescar. Então nós vamos estar fomentando uma série de coisas ligadas ao turismo com isso”, afirmou.

O texto que deve ser apreciado pelos deputados nos próximos meses propõe a proibição transporte, armazenamento e comercialização de peixe pescado em todos os rios do Estado por um prazo de cinco anos a partir de 2020.

A proibição, no entanto, não atinge os ribeirinhos ou a pesca de peixes às margens do rio que forem destinadas ao consumo no local ou de subsistência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet