Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

2ª edição

“Qualifica 300” amplia oferta e disponibiliza três mil vagas em cursos profissionalizantes

Foto: Assessoria

“Qualifica 300” amplia oferta e disponibiliza três mil vagas em cursos profissionalizantes
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, juntamente com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), lançou na quinta-feira (11), a 2ª edição do Programa Qualifica 300 anos, que oferece cursos profissionalizantes e de capacitação gratuita na capital.


Para esse ano, o número de vagas subiu de 1,2 mil para 3 mil e passa a atender, além de pessoas em situação de rua, migrantes venezuelanos, haitianos, entre outros que residem em Cuiabá. Para ter acesso ao ensino, é preciso possuir registro no Cadastro Único e ter o Número de Inscrição Social (NIS).
 
Leia mais
Programa de saúde bucal idealizado pela primeira-dama atende mais de 1,2 mil meninas 
 
"Não poderíamos fechar os olhos para essas pessoas, que deixaram seu país por diversas razões e estão à procura de oportunidade. A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é voltada para cuidar das pessoas e somos responsáveis, de alguma forma, por todas elas. Vamos levar os cursos até os moradores em situação de rua, por meio de nossos albergues, sempre buscando oferecer condições para que todas essas pessoas possam almejar melhores condições de vida", elencou a primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora do projeto.

A edição de 2019 conta com mais de 20 cursos das áreas de Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. Além disso, a modalidade de Aperfeiçoamento Profissionalizante passa a compor o rol de cursos de modo a preparar os alunos para o empreendedorismo.

"Essa foi uma determinação do prefeito e da primeira-dama para que fossem integrados cursos para nortear o alunos a empreender com os ensinamento aprendidos no Qualifica. Então, vamos abrir para os alunos do ano passado e para os demais também, esses cursos que irão direcionar de melhor forma o aluno para montar seu próprio negócio, seja uma lanchonete com os aprendizados de panificação ou em outras áreas como à Construção Civil e Informática", explicou o secretário Wilton Coelho.

As aulas serão oferecidas pelos 14 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e os dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além da disponibilização de cinco carretas móveis equipadas, três a mais em relação a 1ª edição, para determinados cursos irem até os bairros, cumprindo uma das exigências da Prefeitura que é de levar os cursos até os bairros para facilitar o acesso.
"Essa é uma versão ampliada e melhorada que irá permitir o acesso a mais pessoas e, inclusive, colocando elas como protagonistas de sua própria vida. Essa é a expectativa da Prefeitura e vai ao encontro da missão do Senai de formar pessoas para indústria e para geração de renda, que permite melhor qualidade de vida", destacou Carlos Bragni, diretor de Cursos do Senai.

O projeto de qualificação profissional ainda conta com uma versão voltada exclusivamente à mulheres (Qualifica 300 – Mulher) que foi lançada em março (mês da Mulher) pela primeira-dama, com cursos como de manicure e pedicure, maquiagem e depilação.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet