Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

INOVAÇÃO

Através de grupo de aplicativo, motorista de ônibus avisa passageiros horários de partida

Foto: Olhar Direto

Através de grupo de aplicativo, motorista de ônibus avisa passageiros horários de partida
Passageiros que circulam pela linha do ônibus 330 estão bem mais tranquilos desde a criação de um grupo no WhatsApp, ferramenta usada pelo motorista Josimar Carvalho de Andrade, 42 anos, para avisar quando está saindo do Terminal do CPA I, em Cuiabá. Depois disso, os próprios passageiros se encarregam de avisar por onde o veículo está passando. O grupo criado há três semanas já conta com 257 membros. 


Leia mais:
Iniciativa de estudantes cria ‘biblioteca solidária’ em ponto de ônibus

A primeira parada do veículo é a Avenida Universitária, saindo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e a última parada é o Terminal do CPA I. A linha tem 31 paradas e a duração da viagem é de aproximadamente 30 minutos, quando fora do horário de pico.
 
Josimar trabalha como motorista profissional há 23 anos, sendo que há seis ele integra o quadro de funcionários da Pantanal Transporte. Em entrevista ao Olhar Direto, ele contou que um aluno do curso de Biologia da UFMT foi quem criou o grupo.
 
Às 5h32 da manhã, ele inicia sua primeira viagem. No grupo denominado “Bus 330”, ele avisa: “Terminal do CPA 1 saindo”. “No decorrer do caminho, os alunos que estão no carro vão passando as informações para os outros passageiros”, disse.
 
Criando há três semanas, o grupo conta com 257 participantes e não há mais vagas para novos membros. “A realidade é uma só. Nós vivemos na era digital, onde um presidente foi eleito via redes sociais, no meu ver esse grupo é fora do normal. Eu acho que a população deveria usar a tecnologia em beneficio próprio. Isso ajuda as pessoas”, comentou.

Josimar salienta que transporta sonhos diariamente. “Costumo falar que não somos só motoristas de ônibus, nós transportamos sonhos. Tem pessoa que entra no ônibus com o sonho de arrumar um trabalho, comprar uma televisão nova, uma casa", diz. "Vários alunos que eu peguei indo pela primeira vez para a UFMT, para conhecer o lugar que vão estudar. Hoje estão formando, alguns fazendo doutorado, outros mestrado. O que você tira de proveito disso? Eu aprendo com eles, eles aprendem um pouco comigo”.
 
Ao longo dos anos na Pantantal Transporte, ele disse que passou por vários cursos de aperfeiçoamento, como, por exemplo, atendimento ao cliente e condução defensiva. “Nossos clientes precisam ser bem tratados”, afirma o motorista. 
 
Estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT, Thiago Nilton Santos de Oliveira, de 19 anos, considera a iniciativa inovadora e ousada. Ele contou que ficou sabendo do grupo através de um amigo.

“Eu acho essa iniciativa muito inovadora e ousada, já que assim fica mais fácil de pegar o ônibus. Eu fiquei sabendo desse grupo no corredor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa) através de um colega. Esse grupo é muito importante para mim, tendo em vista que da para conciliar o horário que eu saio da minha casa com o horário que o ônibus chega ao ponto”.

A ideia inovadora também foi comentada no Twitter. "O motorista no grupo do 330 = Tudo pra mim", disse um usuário. Na mesma postagem, várias pessoas elogiaram a proposta do grupo. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet