Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

11 no total

Mães e esposas de faccionados são presas ao tentar entrar com drogas e celulares em presídio

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Mães e esposas de faccionados são presas ao tentar entrar com drogas e celulares em presídio
Uma operação conjunta das policias Civil e Rodoviária Federal, com apoio de agentes penitenciários, prendeu – no último sábado (13) – mães e esposas de integrantes de facção criminosas que tentavam entrar com drogas e celulares na Penitenciária Regional Major Zuzi, em Água Boa (730 km de Cuiabá). No total, onze mulheres foram presas pela prática criminosa.


Leia mais:
Liderança do CV afirma que PMs e diretor da PCE sabiam de celulares em freezer e dividiriam lucro
 
A ação é resultado da apuração de várias denúncias anônimas indicando tráfico de drogas por parte das mulheres que visitam reeducandos. Diante das informações, as forças da Segurança Pública promoveram a ação, denominada 'Zuzi 01', que iniciou às 5h da manhã e se estendeu até por volta das 22h da noite de sábado.
 
Oito mulheres foram conduzidas até a Delegacia. Elas estavam se preparando para visitar maridos ou filhos detidos na penitenciária. A maioria dos presos integra uma facção criminosa. Outras três foram interceptadas dentro de ônibus indo levar aparelho ou drogas a companheiros ou parentes na unidade prisional.
 
Conforme o delegado de Água Boa, Gutemberg de Lucena Almeida, uma das ações ocorreu no próprio presídio, no momento que as mulheres se preparavam para acessar o pátio da unidade. Algumas delas foram surpreendidas com drogas e celulares, que seriam introduzidos na penitenciária para seus companheiros.
 
“Tanto as drogas quanto os celulares estavam embalados e prontos para serem introduzidos nas partes íntimas, o que dificulta a detecção pelos equipamentos eletrônicos. Os celulares estavam totalmente embalados em borracha para enganar o detector de metais. Porém, as câmeras de vigilância da Penitenciária ajudaram a identificar as autoras”, disse o delegado.
 
Ainda de acordo com o Gutemberg, durante o cerco policial, às mulheres, várias delas descartaram as drogas e celulares no lixo, na vegetação próxima e no banheiro. Porém, oito mulheres foram identificadas nessa situação, seis sendo autuadas em flagrante por tráfico e associação para o tráfico.
 
Os maridos ou companheiros, em sua maioria, são pessoas perigosas, presas por tráfico de drogas e por roubos, entre outros crimes. Algumas das mulheres também já possuem passagens, na maioria por tráfico de drogas. Elas foram autuadas em flagrante e transferidas para a Cadeia Pública de Nova Xavantina,  à disposição da justiça.
 
As investigações  prosseguem e outras pessoas podem ser indiciadas se comprovada a associação para os crimes.
 
Interceptação de ônibus
 
Na sequência da operação, as equipes das forças de segurança também interceptaram duas mulheres viajando em um ônibus de Barra do Garças para Água Boa, também com o objetivo de visitar familiares presos. Uma visitaria o companheiro preso e a outra, seu filho que também está detido. Ambas foram detidas com drogas e flagradas pelas forças policiais.
 
Já outro ônibus foi abordado e no coletivo, os policiais encontraram uma mulher suspeita com drogas. Ela foi indiciada por tráfico, associação para o tráfico. Por estar acompanhada de uma menor, também foi indiciada corrupção de menores.
 
Todos os casos seguem sob investigação na Delegacia de Água Boa, sob o comando do Delegado Gutemberg de Lucena Almeida, podendo culminar em novos indiciamentos e prisões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet