Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

risco de WO.

Cuiabá Arsenal fica sem local para jogar Brasileiro após governo cancelar partida na Arena

Foto: Rogério Florentino

Cuiabá Arsenal fica sem local para jogar Brasileiro após governo cancelar partida na Arena
Após firmar acordo com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), no dia 2 de maio deste ano sobre as datas dos jogos do Brasileiro de Futebol Americano na Arena Pantanal, o Cuiabá Arsenal foi pego de surpresa com a suspensão das partidas sob alegação de que o gramado havia sido prejudicado e seu uso deveria ser diminuído. O presidente do time, Denevaldo Barbosa Jr., afirma que a autorização foi retirada em cima da hora e que o time não tem mais onde jogar.

 
Leia mais
Cuiabá Arsenal encara Sinop pelo brasileiro neste domingo 
 
De acordo com o Cuiabá Arsenal, as negociações iniciaram em março após a organização receber as datas dos jogos na competição. O time protocolou um pedido junto a Secel-MT para fazer uma série de jogos na Arena Pantanal e, só após quase dois meses, em reunião com os secretários, a Secel-MT disse que não atenderia àquelas datas solicitadas, mas daria outras datas que, segundo os secretários, encaixariam melhor na agenda da Arena Pantanal.
 
O Cuiabá Arsenal aceitou as datas propostas pela Secel e todos retornaram aos seus afazeres com o assunto concluído. Dessa forma, o Arsenal repassou as novas datas para a organização do Brasileiro de FA, que não viu problemas na alteração do calendário e o assunto se pacificou. Então a equipe avançou para a organização do primeiro jogo da série de jogos na Arena Pantanal, que seria agora em 28 de julho, às 14h, contra o Rondonópolis Hawks.
 
Porém, dias antes da data firmada, em vésperas do primeiro jogo, a Secel informou que a permissão foi retirada e que o Arsenal não jogaria mais na Arena e, ainda pior, que também precisaria refazer o ofício que solicitava as demais datas da série de jogos, agora querem vários ofícios, um ofício para cada data. O pedido inicial, feito em março, solicitava três datas para jogos na Arena pela 1ª fase do Brasileiro e, caso tivesse boa campanha, mais três na 2ª fase.
 
"Sempre acreditamos que o governo deveria facilitar a vida do cidadão e não lhe gerar dificuldades, mas parece que não ligam para nós e nosso trabalho. Nos enrolaram por quase dois meses para darem a resposta e agora tomam nova decisão contrária a primeira, sem nos chamar para conversar e nas vésperas de um jogo muito importante. Se não tivermos onde jogar, a competição nos dará uma derrota sumária por W.O.", conta preocupado o presidente, Denevaldo.
 
De acordo com a associação, a Secel disse que retirou a autorização por conta da recuperação do gramado da Arena Pantanal, mas a justificativa gerou dúvidas e questionamentos. Como, por exemplo, se a recuperação foi planejada e se já sabiam disso antes de autorizar os jogos.

"De 365 dias no ano, nós pedimos apenas sete datas, um amistoso já realizado e três jogos na primeira fase do campeonato Brasileiro e outros três se avançarmos às quartas de final, semifinais e final", disse o presidente do Arsenal.
 
Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano (série A), de nome oficial Liga BFA – Elite, conta com a participação de 33 times que representam 15 unidades federativas, teve início no mês passado e terminará com a final (Brasil Bowl) no mês de dezembro. E o Cuiabá Arsenal fará seis partidas na primeira fase, sendo três com mando de campo, e poderá, caso vença os adversários, jogar outras três partidas na segunda fase da competição.

O calendário da 1ª fase na Arena seria: Cuiabá Arsenal x Rondonópolis Hawks (28/07 – Arena Pantanal); Cuiabá Arsenal x Sinop Coyotes (em 11/08 – Arena Pantanal); e Cuiabá Arsenal x Sorriso Hornets (20/10 – Arena Pantanal). Porém, devido o bloqueio ao acesso ao estádio, o jogo do dia 28 está sem local definido e o jogo com Coyotes foi transferido para Sinop (480km da Capital de MT).

Utilidade Pública

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na primeira quinzena deste mês de julho, sancionou a Lei n°10.921/2019, de autoria do deputado, Max Russi (PSB), que declara a Associação Atlética Cuiabá Arsenal (AACA) como uma entidade de utilidade pública em nível estadual, por conta dos inúmeros trabalhos sociais prestados pela associação ao longo de sua história de 13 anos.

Desde 2016, o Cuiabá Arsenal já era uma entidade de utilidade pública no âmbito do poder público municipal, pois havia sido aprovada, em 16 de março de 2016, a Lei n° 6.049/2016, de autoria do vereador, Juca do Guaraná Filho, e sancionada pelo prefeito da época, Mauro Mendes. E também pelos serviços sociais prestado à sociedade cuiabana e mato-grossense.

O Associação Atlética Cuiabá Arsenal (AACA) realiza campanhas sociais, como, por exemplo, de doação de sangue, de conscientização de doenças e prevenção de acidentes de trânsito, fornece bolsas de estudos para atletas, faz visitações em casas de apoio, ingressos sociais, arrecadação de alimentos para serem doados para instituições filantrópicas e continua na luta de implantar e manter escolinhas de futebol americano e flagboll para jovens em vulnerabilidade social.

"Somos um time de futebol americano de pessoas que fazem das tripas coração para conciliar a vida profissional com a vida de atleta e impactar positivamente jovens e adultos. Quando fundamos o Arsenal em 2006, não imaginávamos que se tornaria algo que pudesse impactar tantas pessoas. E acreditamos que a lei de utilidade pública poderia nos ajudar a ter apoio do poder público e da iniciativa privada", comentou um dos atletas pioneiro e policial civil, Raulin Leal.

O Cuiabá Arsenal calcula ter impactado mais de 6.500 pessoas até o ano passado e tem a expectativa de dobrar esse quantitativo nos próximos anos. Em especial se conseguir recursos para implantar e, dessa vez, conseguir manter escolinhas de acesso gratuito para crianças e adolescentes em bairros carentes de Cuiabá e Várzea Grande. A principal dificuldade é obter recursos para comprar equipamentos esportivos e custear profissionais de educação física.  
 
Outro lado

A Secel informou através de nota que na reunião realizada em maio, os dirigentes foram comunicados de que cada partida seria analisada de acordo com as condições do gramado e que os agendamentos dependeriam das possibilidades do campo. A nota ainda afirma que um trabalho intenso de tratamento do gramado e que a empresa foi orientada que o uso do campo seria o menor possível, pois nesse período o gramado ainda estaria fragilizado e que por esse motivo a Secel informou oficialmente no dia 1º de julho que não seria possível o atendimento do evento do Cuiabá Arsenal.
 
Veja nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento


A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) esclarece que sempre reconheceu o brilhante trabalho da equipe do Cuiabá Arsenal, tendo inclusive recebido seus dirigentes para tratativas sobre jogos na Arena Pantanal. Na reunião realizada em maio, os dirigentes foram comunicados de que cada partida seria analisada de acordo com as condições do gramado e com o calendário já firmado com o futebol profissional. Na ocasião foi possível liberar o estádio para um amistoso do time de futebol americano em junho e informado que os demais agendamentos dependeriam das possibilidades do campo.

Há pouco mais de um mês, teve início um intenso trabalho de tratamento do gramado cujo objetivo é recuperar o espaço da degradação que sofreu no primeiro semestre desse ano devido aos vários jogos do Campeonato Mato-grossense, Brasileirão Feminino e Copa do Brasil.

Para garantir a completa recuperação do espaço, a Secel foi orientada, pela empresa referência em gramados esportivos no Brasil, que o uso do campo seja o menor possível, pois neste período o gramado ainda está fragilizado, sendo muito importante poupá-lo para assegurar o resto da temporada de jogos já firmados antecipadamente para a série B do Brasileirão.
 
Tendo em vista tais condições, a Secel informou oficialmente no dia 1º de julho que não seria possível o atendimento do evento do Cuiabá Arsenal. O procedimento de agendamento na Arena Pantanal é sempre formalizado e antes disso não houve qualquer documento autorizando outras partidas da equipe de futebol americano no estádio.

A Secel comunica que há possibilidade de liberação neste ano, mas cada data será tratada caso a caso de acordo com as condições do gramado.  E por reconhecer a força do esporte em ascensão, também informa que busca encontrar soluções definitivas, em parceria com o município, para garantir tanto os treinamentos quantos os jogos do Cuiabá Arsenal, com a utilização de algum dos mini-estádios existentes na capital.

A Secel reitera ainda que a Arena Pantanal é especialmente um espaço para o futebol profissional, que é a primeira vez que um time da capital se classifica para a séria B do campeonato brasileiro, que a Arena Pantanal é o único espaço em Cuiabá que atende o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e que o calendário de jogos da competição nacional foi acordado no início do ano. Por tudo isso, faz-se necessário adotar as medidas para assegurar essa programação já comprometida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet