Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Medalhista

Nadador cuiabano faz história em Mundial e ajuda Brasil a fazer dobradinha inédita no pódio

Foto: Satiro Sodré/Rededoesporte.gov.br

Nadador cuiabano faz história em Mundial e ajuda Brasil a fazer dobradinha inédita no pódio
O nadador cuiabano Felipe Lima entrou para a história na última quarta-feira (24). Ele e João Gomes conseguiram subir ao pódio do Mundial, feito inédito para o país até agora. O mato-grossense ficou com a medalha de prata nos 50m peito com o tempo de 26s66, enquanto que o compatriota levou o bronze (26s69).


Leia mais:
Nadador cuiabano conquista medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos 2015; assista a prova
 
O britânico Adam Peaty foi o campeão com 26s06. Esta é a primeira vez que dois atletas do Brasil vão ao pódio em uma mesma prova do Mundial em piscina longa.
 
“Eu queria estar melhor do que eu estou hoje fisicamente. Estou com uma contusão na virilha esquerda, foi um dos motivos que não nadei muito bem os 100m (ficou fora da final). Fiz uma luta diária para tentar me recuperar e brigar por medalha. Estou muito feliz”, disse o cuiabano após a prova.
 
Esta é a segunda medalha na carreira, já que tinha sido bronze nos 100m peito em Barcelona 2003. A dupla Felipe Lima e João Gomes já tinha batido na trave para fazer essa dobradinha no pódio. Em 2017, João foi prata e Felipe acabou na quarta posição. Nos 50m borboleta de 2013, no Mundial de Barcelona, Cesar Cielo levou ouro e Nicholas Santos foi quarto.
 
Na história dos Mundiais, o Brasil chega a 43 medalhas. São nove medalhas de ouro em provas de piscina, além de outras seis em águas abertas. São ainda doze pratas (oito na piscina e três nas águas abertas) e 16 bronzes (oito na natação e sete nas águas abertas).
 
Os dois brasileiros chegaram ao Mundial como favoritos ao pódio. Felipe era o líder do ranking, com 26s33 feitos em uma etapa do Circuito Mare Nostrum, e João era o terceiro da classificação. O britânico Adam Peaty assumiu a liderança do ranking com suas marcas nas eliminatórias e na semi. Lima foi o segundo colocado na semifinal e João o quinto. Nas eliminatórias, os dois tinham feito o mesmo tempo, em segundo lugar.
 
Os 50m peito não fazem do programa olímpico, ou seja, não serão realizados nos Jogos de Tóquio 2020. Esta distância só é nadada em Campeonatos Mundiais.
 
Prata no Pan
 
Em 2015, o cuiabano Felipe Lima ficou no segundo lugar na final da prova dos 100m peito e conquistou a medalha de prata.
 
Felipe Ferreira Lima nasceu em Cuiabá, no dia 05 de abril de 1985. Até agora, ele não tem nenhuma medalha conquistada em Olimpíadas, mas promete um crescimento muito grande para os Jogos Olímpicos de Tóquio. (Com informações do Globo Esporte)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet