Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

​RESGATE DE ESPAÇOS PÚBLICOS

Prefeitura revitaliza espaços públicos e dá opções de lazer e saúde em Cuiabá; 112 obras até final da gestão

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Prefeitura revitaliza espaços públicos e dá opções de lazer e saúde em Cuiabá; 112 obras até final da gestão
A Prefeitura de Cuiabá tem tomado a iniciativa de revitalizar espaços públicos de Cuiabá, por meio de obras em praças e parques da capital. Desde o início da atual gestão já foram concluídas obras em 30 praças, além da construção de novos parques, e segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, até o final de 2020 cerca de 112 obras, no total, devem estar concluídas.

 
Leia mais:
Treinador Gil Melo explica o segredo de como começar academia
 
De acordo com o secretário Stopa, a revitalização das praças e parques é uma política permanente da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Serviços Urbanos. Ele afirmou que no momento 40 praças estão em obras, e até o final do ano de 2020 cerca de 112 obras devem estar concluídas. Ele afirma que um dos objetivos é resgatar os espaços públicos e ‘devolvê-los’ à população.


 
“Nós temos que retomar as praças com pessoas do bem, e para que isto aconteça nós temos que, primeiro, dar uma oportunidade de ali se praticar um esporte, de se praticar um lazer. Segundo é iluminar para que a gente possa dar a tranquilidade daqueles que frequentam a praça, principalmente no período noturno. Temos que retomar as praças e retomar com movimento, com uma sinergia positiva, e isso é fazer com que a praça possa ser utilizada”, disse o secretário.
 
Para que a população retorne aos espaços públicos estão sendo instalados, em diversos locais, equipamentos de ginástica, equipamentos para crianças, equipamentos para pessoas especiais, além de espaços para a prática de esportes. No próximo dia 6 de agosto será entregue a “Praça Vereda”, localizada na Avenida Carmindo de Campos, onde foi reformada uma quadra de esportes.



Em dezembro deste ano deve ser entregue a Praça 8 de Abril, ao lado do Chopão, segundo o secretário, para que a população tenha um novo espaço para celebrar o Natal. Também foram realizadas obras em parques, como o Parque da Família, Parque das Nascentes e o Centro Esportivo “Pinheirão”.
 
Stopa afirma que os resultados desta iniciativa têm sido positivos e o objetivo é levar isto a todas as regiões da cidade. Recentemente foi inaugurada uma praça no Bairro 3 Barras, com quadra, equipamentos de ginástica, pista de caminhada e que, segundo o secretário era uma reivindicação de 30 anos, da população da região. Agora o local está movimentado, afirma ele.
 
Um outro benefício, que também é objetivo da Prefeitura, é a melhora da qualidade de vida da população, com o incentivo à prática de esportes. Ele considera este um investimento preventivo na saúde.
 
“Nós consideramos isso como qualidade de vida, consideramos isso um elemento importante, como se fosse investimento na área de saúde, como se fosse investimento em educação, porque do momento em que as pessoas puderem praticar ali o seu exercício físico, praticar a caminhada, obviamente nós estaremos contribuindo para a qualidade de vida,

 
O treinador Gil Melo, da Academia AFC, reforça que a atividade física é algo importante para pessoas de qualquer idade. Ele defende que é algo que todos deveriam praticar diariamente.
 
“Na verdade a atividade física é uma obrigação, eu falo para os alunos que é como escovar os dentes, você não sai de casa sem escovar os dentes, certo? E é isso que temos que fazer com a atividade física, é um compromisso com nós mesmo”, disse.
 
Ele afirma que os benefícios à saúde são inúmeros, na qualidade de vida e também na saúde, além do fato que traz uma longevidade a quem se exercita.
 
“A pessoa cria uma resistência cardiovascular, que na minha opinião vem primeiro, em relação à parte muscular, traz uma resistência ao coração, em busca da longevidade, e há também fortalecimento da musculatura, evita a perda de massa muscular que acontece com a idade, então a musculação, por exemplo, previne isso e aumenta a longevidade, que é o grande ‘X da questão’, a prática de atividade física em busca de uma longevidade saudável”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet