Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política BR

Elaboraram carta

Mauro discute estratégias para desenvolvimento sustentável da Amazônia com sete governadores

Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Mauro discute estratégias para desenvolvimento sustentável da Amazônia com sete governadores
Na cidade de Palmas (TO) desde esta quinta-feira (1), o governador Mauro Mendes (DEM) participou do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e discutiu estratégias para o desenvolvimento sustentável da região com chefes do Poder Executivo de sete estados. Ao final do encontro, uma carta foi elaborada com as principais demandas dos estados.


Leia também:
Mauro Mendes vai ao Tocantins discutir construção de nova rodovia no Araguaia


Além de Mato Grosso, também participaram do fórum os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Roraima, Pará, Rondônia, além de Tocantins.

A carta, segundo o Governo, representa o estudo feito pelos técnicos de todos os Estados envolvidos, com foco em transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030. O planejamento, de 11 anos, foi aprovado pelos governadores e traz também os quatro eixos principais que serão trabalhados em conjunto pelos gestores, a curto, médio e longo prazo.

Além da aprovação do planejamento estratégico, os governadores também defenderam o fortalecimento do Fundo Amazônia como forma de acelerar o desenvolvimento da Amazônia Legal, transformando-a em uma região competitiva, integrada e sustentável.

Vale destacar que esse fundo tem como finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.

Os governadores ainda abordaram a questão do desmatamento ilegal e ratificaram o compromisso institucional de buscar mecanismos reais que garantam o desenvolvimento sustentável da região.

Eixos do planejamento

O primeiro eixo visa trabalhar a economia verde, com foco no fortalecimento das cadeias produtivas regionais e no turismo, voltado para a inserção econômica definitiva da Amazônia nos mercados nacionais e internacionais. Já no segundo eixo, será trabalhada a interação regional, com sistemas de infraestrutura e logística de transporte nos diversos modais.

No terceiro eixo, o objetivo é desenvolver estratégias para a modernização e melhoria de eficiência da gestão dos processos ambientais adequados à implantação de obras e atividades públicas e privadas. O quatro e último eixo é referente à melhoria dos serviços públicos, com destaque para saúde, educação e segurança pública.

Participaram da reunião, além do governador Mauro Mendes, os governadores do Amapá, Antônio Waldes Goes da Silva; do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do Maranhão, Flávio Dino de Castro e Costa; de Rondônia Marcos José Rocha dos Santos; do Pará, Helder Barbalho; de Roraíma, Antônio Olivério Garcia de Almeida; do Tocantins, Mauro Carlesse; e o vice-governador do Acre, Wherles Fernandes da Rocha. (Com assessoria)
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet