Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Por que as empresas optam por capital aberto

Antes de mais nada é preciso entender o que é uma empresa de capital aberto. Esse tipo de empresa pode ter as suas ações vendidas em bolsas de valores. Para isso há vários pré-requisitos que a empresa precisa apresentar e geralmente se leva algum tempo para conseguir chegar a este patamar. Grande parte das empresas globais que conhecemos tem as suas ações disponíveis em bolsas de valores, como é o caso da Facebook e da Google, por exemplo. Mais recentemente, a Uber também entrou nesse mercado e hoje já pode comprar ações dela. Mas porque as empresas optam por capital aberto? Abaixo mostramos 5 razões para que entenda melhor.


Razão 1: Trazer mais investimentoToda a empresa precisa de investimento e ter as suas ações vendidas no mercado de ações faz com que ela receba mais dinheiro e consiga se desenvolver melhor. São milhões de pessoas interessadas em investir, gerando rendas muito mais elevadas quando comparadas com empréstimos de bancos, por exemplo. Além disso, grande parte das empresas sofrem para pagar as suas dívidas e para lucrarem. O mercado de ações consegue equilibra-las e balanceia-las para que o crescimento aconteça. Isso é exatamente o caso da Uber, citada acima.

Razão 2: Ter mais prestígio, reconhecimento e influênciaQuando uma empresa consegue abrir o seu capital, ela consegue também ter mais prestígio, se tornando uma empresa em outro nível. Este é um tipo de reconhecimento que qualquer empresa quer ter já que se torna importante dentro da estrutura macroeconomica do mundo, tendo uma maior influência em todo o sistema capitalista.

Razão 3: Redução dos riscosTer o capital aberto também traz redução de riscos para empresa. Os investidores estão colocando dinheiro sem ter nenhuma garantida em troca, dessa maneira, a empresa está livre para usar o dinheiro da forma que quiser, os lucros são benefícios, mas não há nenhuma garantia. As bolsas de valores também servem como apoio para essas empresas, ajudando a reduzir os riscos também.

Razão 4: Acesso à compra de outras empresasQuando uma empresa está atuando no mercado de ações é muito mais fácil para ela conseguir comprar outras empresas que também estejam atuando nesse mercado. A compra de empresas é uma forma de garantir crescimento, já que quando não se dá para vencer um competidor é preciso se juntar a ele.

Razão 5: Atrair mais talentos 
Por fim, mas não menos importantes, essas empresas se tornam mais fortes e conseguem atrair mais talentos para as suas vagas. Elas também podem oferecer benefícios em forma de ações para os seus funcionários, o que é extremamente vantajoso para os funcionários que se sentem ainda mais parte da empresa que estão ajudando a construir.
 
Hoje no Brasil, as melhores ações para se investir são: Petrobrás (PETR4), Bradesco, Banco do Brasil, mostrando que bancos também são empresas de capital aberto, Pão de Açúcar, Vale, CVC, Magazine Luiza, Suzano, Lojas Renner e outras.  Ter o capital aberto não é algo para toda a empresa, mas para qualquer empresa que quer ter mais chances de crescer, ter as suas ações nas bolsas de valores é um dos caminhos mais promissores. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet