Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Durante a noite

Temor de ‘salve geral’ deixa ruas de Cuiabá vazias e provoca reforço policial

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Temor de ‘salve geral’ deixa ruas de Cuiabá vazias e provoca reforço policial
O temor da ocorrência de um novo ‘salve geral’ [série de ataques realizados por bandidos contra o Estado] deixou as ruas de Cuiabá vazias na noite da última terça-feira (14) e provocou um reforço policial em regiões estratégicas da capital mato-grossense e de Várzea Grande, que fica na região metropolitana. Desde a notie de terça-feira (13), áudios têm circulado pelas redes sociais apontando para um possível ataque. A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) trata internamente o fato como boato, mas deixou seus profissionais em alerta.


Leia mais:
Inteligência monitora e forças de segurança ficam em alerta após ameaça de ‘salve geral’ em MT
 
A reportagem transitou por algumas ruas e avenidas de Cuiabá na noite da última quarta-feira. Pôde-se perceber um movimento bastante menor do que o normal pelas vias e também de pedestres na rua. Os ônibus circulavam normalmente.
 
Além disto, Cuiabá e Várzea Grande receberam ações de saturação da Polícia Militar, que fez um trabalho preventivo pelas ruas das duas cidades. Na ‘Cidade Industrial’, a Força Tática realizou uma operação com rondas e abordagens em diversos bairros, na intenção de coibir qualquer prática criminosa.
 
O Olhar Direto apurou com uma fonte da Segurança Pública que, por enquanto, o cenário é de tranquilidade. Isso porque grande parte das mensagens é tratada como boatos espalhados para causar temor na população. Porém, não está descartado que algo aconteça. Sendo assim, policiais e agentes estão em alerta.
 
Os grupos estão sendo monitorados pelos setores de inteligência do Estado, que avaliam a veracidade das ameaças. Uma das pessoas que difundiram áudio, Samuel de Souza Valdivino, foi preso em flagrante ontem às 15h30, em uma ação integrada pelas polícias Judiciária Civil e Militar, no município de Lucas do Rio de Verde (360 km de Cuiabá).
 
A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspen), Jacira Maria da Costa, reforçou o aviso para que os profissionais da categoria estejam atentos durantes os próximos dias. “Queremos dizer aos agentes para tomar cuidado com retaliação por esta operação. Sair com cautela de casa, não ir a bares, não sair com uniformes. Quando chegar em casa, sugerimos dar uma rodada antes de entrar. Quando tem este tipo de operação, existe a retaliação dos que estão com excesso de regalias”.
 
A operação de reforma na Penitenciária Central do Estado foi iniciada na segunda-feira (12.08) e estão sendo realizadas mudanças nas celas, pinturas e retirada de produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário.
 
Além da reforma, a operação de revista geral tem o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos.
 
Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, assim como o atendimento a advogados e defensores públicos. Apenas as escoltas emergenciais, em caso de saúde, serão realizadas.
 
A operação é realizada apenas na Penitenciária Central do Estado, não sendo estendida a nenhuma outra unidade no interior ou mesmo na Capital.
 
Entre os materiais em excesso que estão sendo retirados, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspen), estão televisores, ventiladores, prestobarba, sanduicheiras e outros eletrodomésticos. “É uma limpa. O excesso atrapalha o trabalho de revista dentro da unidade. É até uma questão de saúde, temos um número alarmante de doenças infectos contagiosas”, disse a presidente do Sindspen, Jacira Maria da Costa.

Ameaça
 
Áudios que circulam pelas redes sociais apontam para a possibilidade de um novo ‘salve geral’ em Cuiabá. As mensagens começaram a circular na última terça-feira (13), após um limpa ser feito dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), com o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos. A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que os envolvidos serão responsabilizados criminalmente.
 

 
Em outra mensagem, uma pessoa também não identificada avisa que o salve geral estaria na iminência de acontecer. “Foi dado um salve geral, a partir das 22h vamos colocar o terror em Cuiabá. Quem for sair, cancela, e não saia muito cedo também. Vamos colocar o terror”.
 


Outro áudio também aponta a possibilidade de um ataque. "Os caras estão oprimindo os irmãos lá. A coisa vai ficar ruim aqui fora. Meu padrinho chegou em mim e disse que a qualquer momento vai ter um salve para tacar fogo em ônibus. Quebraram os caras no pau desde cedo. Estão sem luz, acabou com tudo. Está sem contato nenhum lá dentro, sem nada. Perderam não sei quantos mil lá dentro hoje".

"A cadeia vai sacudir tudinho. Fala pra família sua acordar para a vida. Não é só a cadeia não. A rua vai ficar louco o bagulho. Os caras vai ficar oprimindo nossos truta que estão lá guardados. Vamos colocar fogo na viatura, bombeiros, em todo mundo. Estamos começando a guerra", diz trecho de mais uma mensagem. (Ouça todas no fim da matéria)

Em diversos grupos do Facebook, mensagens falando sobre um possível salve também começaram circular na noite da última terça-feira (13). 

Salve Geral
 
No dia 10 de junho de 2016, no período noturno, líderes da facção determinaram que os membros do Comando Vermelho (CV) provocassem incêndio em ônibus de transporte público na região metropolitana de Cuiabá.
 
Com a ordem recebida, os integrantes da facção atearam fogo em um ônibus de transporte público, pertencente à empresa Pantanal Transportes Urbanos, que transitava pela avenida General Melo, bairro Praieiro, Cuiabá e em outro ônibus de transporte público, pertencente à empresa União Transporte, que seguia pelo bairro Unipark, em Várzea Grande.
 
No dia do fato, os criminosos chegaram atirando para cima e mandando que todos descessem dos ônibus. Munidos de galões com gasolina, eles atearam fogo nos veículos do transporte coletivo.

Um dia após os ataques, foi encontrado um celular utilizado por dois membros da facção. Era através deste aparelho que eram emanadas ordens a integrantes do Comando Vermelho.

Ouça os áudios:









Confira a nota da Sesp na íntegra:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) esclarece que os áudios de “salve” atribuídos a uma facção criminosa estão sendo analisados e os responsáveis por difundi-los serão responsabilizados criminalmente.  

Uma das pessoas que difundiram áudio, Samuel de Souza Valdivino, foi preso em flagrante ontem às 15h30, em uma ação integrada pelas Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar no município de Lucas do Rio de Verde (360 km ao Médio Norte) pelos crimes de tráfico de drogas e enquadrado no artigo 2º da Lei 12850/2013 por promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa, cuja a pena é de 3 a 8 anos reclusão, além de multa. 

A operação de reforma na Penitenciária Central do Estado foi iniciada na segunda-feira (12.08) e estão sendo realizadas mudanças nas celas, pinturas e retirada produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário, como freezer, por exemplo.

Além da reforma, a operação de revista geral tem objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos.

Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, assim como o atendimento a advogados e defensores públicos. Apenas as escoltas emergenciais, em caso de saúde, serão realizadas. 

A operação é realizada apenas na Penitenciária Central do Estado, não sendo estendida e nenhuma outra unidade no interior ou mesmo na Capital.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet