Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

“Salve”

Fake news sobre ataque em Várzea Grande mobiliza 20 viaturas e colégios suspendem aula

15 Ago 2019 - 14:14

Da Redação - Thaís Fávaro/ Wesley Santiago

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Fake news sobre ataque em Várzea Grande mobiliza 20 viaturas e colégios suspendem aula
O secretário de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, afirmou durante entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (15) que diversas notícias falsas envolvendo um suposto ataque comandado por facções de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE) estão sendo compartilhadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens desde a última terça-feira (13) e atrapalhado o trabalho da polícia. Com receio da violência, algumas escolas chegaram a suspender as aulas. 


"Ontem, tive que mandar 20 viaturas para o Pirinéu porque saiu um áudio dizendo que estava pegando fogo, que tinha dois mortos. Não tinha nada. Ontem, teve colégio que não teve aula a noite, ambiente que fechou. É preciso responsabilidade."

Leia mais
Áudios apontam suposto ‘salve geral’ em Cuiabá após ‘limpa’ em celas da PCE; ouça
 
Bustamante ainda afirma que vê a situação com uma certa preocupação essa disseminação de notícias falsas, pois podem gerar um caos muito maior. "É com muita preocupação que vejo. Se olharmos nas histórias das guerras, a desinformação é muito importante. Peço que chequem todas as origens das informações que estão recebendo. Isto causa um caos social. Vamos tentar checar todas as informações, como foi o caso de Lucas do Rio Verde. Muitas vezes, estas pessoas estão querendo aparecer, causando um pânico social", diz.

Ouça abaixo;



Entenda o caso

A reportagem transitou por algumas ruas e avenidas de Cuiabá na noite da última quarta-feira. Pôde-se perceber um movimento bastante menor do que o normal pelas vias e também de pedestres na rua. Os ônibus circulavam normalmente.

Além disto, Cuiabá e Várzea Grande receberam ações de saturação da Polícia Militar, que fez um trabalho preventivo pelas ruas das duas cidades. Na ‘Cidade Industrial’, a Força Tática realizou uma operação com rondas e abordagens em diversos bairros, na intenção de coibir qualquer prática criminosa.

Faxina

A operação de reforma na Penitenciária Central do Estado foi iniciada na segunda-feira (12) e estão sendo realizadas mudanças nas celas, pinturas e retirada de produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário.

Além da reforma, a operação de revista geral tem o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos.

Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, assim como o atendimento a advogados e defensores públicos. Apenas as escoltas emergenciais, em caso de saúde, serão realizadas.

A operação é realizada apenas na Penitenciária Central do Estado, não sendo estendida a nenhuma outra unidade no interior ou mesmo na Capital.

Entre os materiais em excesso que estão sendo retirados, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspen), estão televisores, ventiladores, prestobarba, sanduicheiras e outros eletrodomésticos. “É uma limpa. O excesso atrapalha o trabalho de revista dentro da unidade. É até uma questão de saúde, temos um número alarmante de doenças infectos contagiosas”, disse a presidente do Sindspen, Jacira Maria da Costa.

Ameaça

Áudios que circulam pelas redes sociais apontam para a possibilidade de um novo ‘salve geral’ em Cuiabá. As mensagens começaram a circular na última terça-feira (13), após um limpa ser feito dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), com o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos. A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que os envolvidos serão responsabilizados criminalmente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet