Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

fogo avança

Incêndio devasta 10% de parque e dois atrativos turísticos são fechados em Chapada dos Guimarães

Foto: Lávia Davies/ REDE contra FOGO/Divulgação

Imagem meramente ilustrativa

Imagem meramente ilustrativa

Os atrativos turísticos da Cidade de Pedras e Vale do Rio Claro, do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, foram fechados por questões de segurança. Desde o dia nove de agosto, um incêndio florestal está sendo combatido por brigadistas do ICMBio, Ibama e Corpo de Bombeiros Militar. O fogo teve inicio nas proximidades do distrito de Água Fria e até o momento já devastou 10% do parque. 


Leia mais:
Polícia Federal e Gefron apreendem quase cem quilos de cocaína em MT

De acordo com informações da assessoria de imprensa, após sobrevôo, observou-se que o fogo, aparentemente, está estagnado, o que demonstra que a estratégia de combate tem sido eficaz. Dois aviões do tipo airtractor, contratados pelo ICMBio, seguem dando apoio aéreo ao combate. Até a última quarta-feira (14), 3.300 hectares queimaram no interior da unidade de conservação, ou seja, 10% de sua área total.

Apenas com o incêndio que atingiu o norte da unidade, foram 2.984 hectares queimados. A área total atingida por este mesmo incêndio, dentro e fora do Parque Nacional, já ultrapassa 8.500 hectares.

O parque

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. O ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela administração, proteção e fiscalização das Unidades de Conservação da União.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet