Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

região central

Estudantes e ativistas vão às ruas de Cuiabá em protesto pela defesa da Amazônia e Cerrado

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Estudantes e ativistas vão às ruas de Cuiabá em protesto pela defesa da Amazônia e Cerrado
Estudantes e ativistas vão às ruas, nesta quarta-feira (28), em defesa da Amazônia, Cerrado e Pantanal. O ato está previsto para acontecer na Praça Ipiranga, às 16 horas. No último final de semana, houve protesto em ao menos 22 cidades brasileiras.


Leia mais:
Mauro quer dinheiro oferecido pelo G7 para combater queimadas: “O mundo tem dever de nos ajudar”

Os estudantes e ativistas ambientais marcam posição na luta internacional em defesa das florestas brasileiras e citam a importância da biodiversidade mato-grossense, bem como a ameaça que o aumento de incêndios representa aos biomas que compõem o Estado. 
 
O grupo convoca também a população para um diálogo, por meio da informação, canto, cultura e arte. “Nosso movimento convoca às ruas todas as pessoas que sabem da importância das florestas, da terra e da água e que querem se organizar em um amplo movimento de defesa do que é nosso. Também convocamos para o diálogo, por meio da informação, canto, cultura e arte, todas as pessoas que querem saber mais sobre a importância da Amazônia, Cerrado e Pantanal para os povos do campo e das cidades”, diz trecho do manifesto enviado à imprensa. 
 
Mato Grosso lidera o número de queimadas na região amazônica em 2019. O Estado já soma mais de 13 mil focos de calor, de janeiro a agosto, conforme levantamento do Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
Os dados revelam um aumento de 87% no número de queimadas em relação ao mesmo período do ano anterior. Se considerarmos apenas o período de proibição de queimadas, iniciado em julho, chega a 205%.
 
Confira manifesto na íntegra:
 
Um ato político em defesa da Amazônia, Cerrado, Pantanal, em defesa da vida, dos povos e da biodiversidade. Nós somos trabalhadores/as, estudantes, povos ancestrais, povos da cidade e artistas, lutamos pelas florestas do nosso território e contra o genocídio da vida. 
 
Nós não aceitamos que a nossa água, nosso solo, nossas riquezas, nossa agricultura sirvam meramente para exportação e obtenção de lucro para um pequeno grupo econômico. A água e chuva que nos beneficia, o ar que respiramos, a comida que comemos dependem do Cerrado, Pantanal e Amazônia. 
 
Nosso movimento convoca às ruas todas as pessoas que sabem da importância das florestas, da terra e da água e que querem se organizar em um amplo movimento de defesa do que é nosso. Também convocamos para o diálogo, por meio da informação, canto, cultura e arte, todas as pessoas que querem saber mais sobre a importância da Amazônia, Cerrado e Pantanal para os povos do campo e das cidades. 
 
Organize-se com a gente, é possível lutar por um mundo sem destruição, assassinato da vida e que respeite nossa ancestralidade para as futuras gerações.
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet