Olhar Direto

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Notícias / Ciência & Saúde

Pesquisa aponta que obesidade atinge 23% da população de Cuiabá

Da Redação - José Lucas Salvani

28 Ago 2019 - 17:08

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Pesquisa aponta que obesidade atinge 23% da população de Cuiabá
A obesidade atinge 23% da população adulta de Cuiabá, de acordo com a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), publicada em julho. Para os considerados somente acima do peso, a porcentagem atinge 60,7% da população. Assim, a cidade se torna a capital com os maiores números do país.

Leia mais:
Unimed Cuiabá promove semana de conscientização contra a obesidade

A pesquisa do Vigitel também aponta que o número de obesos no Brasil chega a 19,8%. A porcentagem representa um aumento de 68% se comparado ao levantamento feito no ano passado.

Devido a obesidade, muitos podem desenvolver hipertensão, colesterol alto e diabetes, por exemplo, além de ter problemas de mobilidade reduzida, fadiga e dores no corpo. O programa Superação, promovido pela Unimed Cuiabá, oferece acompanhamento médico e de uma equipe multidisciplinar visando ajudar esses pacientes a adotarem um estilo de vida mais saudável.

"O programa não é só baseado em perder peso, mas nos pilares comuns dos programas de medicina preventiva: prática de atividade física, acompanhamento psicológico e alimentação adequada. Dessa forma, esses pacientes conseguem obter uma melhor qualidade de vida, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e a chance de comorbidades como hipertensão e diabetes", explica a médica coordenadora da atividade, a endocrinologista Gabriela Gonçalves.

A cada duas semanas, durante seis meses, os pacientes do programa se reunem. Nestes encontros são feitas aulas expositivas, pesagem e monitoramento das medidas. Os participantes recebem ao final certificados e continuam a ser acompanhados de maneira remota por cerca de um ano. 

Nesse período, suas informações médicas são acompanhadas de acordo com as atualizações no sistema integrado da Cooperativa, continuam a receber informes e dicas do Núcleo de Medicina Preventiva da Cooperativa – Viver Bem, responsável pelo programa, e ainda podem receber ligações, se for identificada essa necessidade.

Entre os dias 26 e 30 de agosto o programa promove diversas atividades educativas de sensibilização sobre os riscos da obesidade, com o objetivo de disseminar a importância da alimentação saudável. A ação conta com atividades de mobilização com orientações de saúde e distribuição de material informativo, além do cálculo do índice de massa corporal (IMC). 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet