Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

TEA

Faipe firma parceria com AMA e oferece pós-graduação com desconto para associados e autistas

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Faipe firma parceria com AMA e oferece pós-graduação com desconto para associados e autistas
A Faculdade de Tecnologia do Ipê (Faipe) firmou na tarde desta quarta-feira (4) parceria com a Associação Amigos do Autista de Cuiabá (AMA) para oferecer cursos de pós-graduação com preços diferenciados para os associados da AMA. Os cursos já entram na grade curricular da faculdade no primeiro semestre de 2020. Além dos pais e profissionais, os alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) também poderão cursar na instituição pagando uma mensalidade mais acessível.


Leia também
“Já o chamaram de débil mental e nem sabíamos o que ele tinha”: servidora revela os desafios de ser mãe de autista 
 
O psicopedagogo e idealizador do projeto, Mário Roney, contou ao Olhar Direto que o momento pede que a sociedade volte os olhos para os autistas e que os cursos serão baseados nas necessidades do aluno como forma de capacitar o profissional para compreender e atender melhor a necessidade desse público.  

“Hoje nós temos legalidade para tudo e não é para dizer o que pode e o que não pode, não é briga de poder, é legalidade para dar oportunidade e condições de acesso para todos os âmbitos. A nossa briga maior é essa, é incluir o autista no mercado”, afirma.

A presidente da AMA Mato Grosso, Kelly Cristina do Nascimento Viegas, reafirma a necessidade da especialização para entender o comportamento de um autista. “As pessoas precisam conhecer porque muita gente acha que autista é agressivo, mas ele não é agressivo e nem violento, essa não é uma característica do autista. É preciso sempre de uma avaliação, porque às vezes o modo dele se comunicar pode parecer agressivo, mas é porque ele não sabe se expressar e pode ser mal interpretado, por isso a necessidade do profissional de educação em conhecer e entender sobre o autismo”, afirma Kelly.

Além dos cursos de pós-graduação, a Faipe também realizará palestras de sensibilização para a equipe de profissionais, técnicos e professores da instituição e posteriormente para os alunos. Os cursos devem começar no primeiro semestre de 2020. Maiores informações pelo telefone: (65) 3624-7544.
 
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome caracterizada por diferentes condições do desenvolvimento neurológico e pode ser diagnosticado desde os primeiros anos de vida, geralmente entre 2 e 3 anos de idade, de acordo com a interação social, comunicação e comportamento.

O autista apresenta algumas características especificas como dificuldade na fala, em expressar emoções, em manter contato visual, além de apresentar padrões de comportamento com movimentos repetitivo e estereotipados, como balançar o corpo por exemplo. Esses sinais variam de moderados a intensos, dependendo do grau do autismo.

Ainda não se sabe o que leva uma criança a desenvolver autismo, pesquisas relacionam a síndrome com fatores genéticos, que podem ser hereditários, mas também a fatores do ambiente, como infecção por vírus, alimentos ou substâncias intoxicantes como chumbo e mercúrio.

O diagnóstico é feito por médicos psiquiatras ou psicólogos através de exames e observando melhor a criança. Apesar do autismo não ter cura, o tratamento pode trazer diversos benefícios para a criança e para os pais.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet